Depoimentos

Depoimentos

(11) 5097 9497
Débora Matos
Débora Matos 01.05.2018 Instituto da Cerveja - Salvador, BA

Em 2016, quando fiz a inscrição para o curso de Sommelier de Cervejas no ICB, sabia que minha vida ia mudar. Larguei tudo, absolutamente tudo, para viver literalmente de cervejas. Sou cria assídua do ICB, primeiro foi o Curso de Sommelier, depois o de Análise Sensorial e Off-Flavours e depois o de Especialização em Harmonização. E, ah! Quando em dezembro de 2017, fui fazer o curso de harmonização, fui com um objetivo na cabeça: trazer o ICB para Salvador/BA. E depois de 5 meses conseguimos concretizar esse sonho que é começar o Curso de Sommelier do ICB aqui na terra do dendê. Fico agradecida pela confiança e honrada em ser coordenadora desse curso aqui. Pessoas têm me perguntado se não estou com medo da concorrência trazendo o ICB para o Nordeste e minha resposta é só uma: precisamos desenvolver juntos o mercado cervejeiro, crescer juntos e nos unir sempre!

Beatriz Ruiz
Beatriz Ruiz 01.01.2018 Ambev - São Paulo, SP

"É incrível estudas a fundo os estilos e suas escolas. Me ajudou muito na hora de elaborar cartas de cervejas, montar cardápios, etc. Não sei se me ajudou a conseguir empregos, mas costumo analisar currículos do ICB com outros olhos, principalmente se o candidato fez o curso de Mestre em Estilos®, porque sei que qualidade e de como a pessoa sai com mais conhecimento. Não que isso garanta que ela é boa para a vaga, mas para mim, é um critério de seleção na hora da escolha. Se fez Mestre em Estilos®, seleciono para entrevista"

Beatriz Ruiz
Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos®
Gerente Nacional de Treinamento Ambev.

Fernando Cota
Fernando Cota 13.12.2017 Cervejaria Prussia Bier - Belo Horizonte, MG

O depoimento do Fernando no post da Priscilla Colares:

"Lendo seu texto aqui me lembrei de algo muito massa ... era dia de lançamento desta minha IPA na garrafa na @casaolec. Daí chegaram você e Estácio para ver o movimento lá, divulgar o curso e batemos um papo. Você já tinha me mandado o convite pro curso de Tecnologia, mas foi ali que acertamos. Daí rola o curso, muitos ajustes são feitos nos processos de todas as brejas e a gente ganha o primeiro com a IPA... a mesma breja do dia que fechamos".

Ricardo Kakeshita
Ricardo Kakeshita 08.12.2017 - São Paulo, SP

Os professores do instituto são todos especialistas no assunto que abordam e muito prestativos em relação a aprendizagem dos alunos.
Fiz o curso de Tecnologia Avançada em São Paulo e gostei muito, o curso entrega uma boa noção da produção em larga escala, e como as técnicas envolvidas no processo de fabricação afetam o produto final.
Recomendo.

Fabio Cardarelli Comolatti
Fabio Cardarelli Comolatti 01.12.2017 Ambar Cervejas Artesanais - São Paulo, SP

Conheci o ICB na busca de me desenvolver no mercado e fiz o curso de Sommelier em 2014.
Gostei tanto do resultado que fiz no ano seguinte o curso de Tecnologia Cervejeira e o Especialização em Harmonização.
A estrutura é ótima, o material é completo e muito didático, os professores qualificados e com vasta experiência na área. Fizemos muitos contatos importantes para o negócio.
Hoje em dia temos como dever passar adiante esse conhecimento tanto para clientes quanto para colaboradores.

Julia Fraga
Julia Fraga 24.11.2017 Ambar Cervejas Artesanais - São Paulo, SP

Fiz meu primeiro curso no ICB, Sommelier, em 2014 a fim de aprender mais sobre o produto que pretendia trabalhar e, quando me formei, sai com um desafio em mãos: abrir meu negócio e colocar em prática todo aquele universo de aprendizado.
Visando me aprofundar ainda mais e trabalhando para realizar o projeto do novo negócio, fiz o curso de Especialização de Harmonização.
O ICB é fundamental para o progresso deste mercado e para a formação dos novos profissionais. Indico e encaminho tanto clientes quanto colaboradores que desejam se desenvolver no tema.

Sócia-proprietária do Ambar Cervejas Artesanais

Rodrigo Ferraro
Rodrigo Ferraro 20.11.2017 Irmãos Ferraro - Porto Alegre, RS

Conheci o ICB em 2013 participando da primeira turma de sommelier no RS. De lá pra cá muita parceria foi formada, outros cursos tanto meus como de funcionários da fábrica foram realizados no "Instituto" e com isso muita troca de informação de ambos os lados foi realizada, culminando em cervejas cada dia melhores. A Irmãos Ferraro e eu, agradecemos pelo empenho, criatividade e sempre o conhecimento demonstrado e repassado por todos os colaboradores e professores dos cursos oferecidos.

Sócio-proprietário da Cervejaria Irmãos Ferraro

Juliana Simon
Juliana Simon 06.11.2017 UOL - São Paulo, SP

"O curso de Sommelier começou como uma tentativa de ganhar uma nova profissão e acabou em paixão. O de Mestre em Estilos foi definitivo para fazer da bebida mais do que um gosto, mas o mais delicioso (e complexo) dos estudos. Na especialização em harmonizações, já não poderia pensar em melhor lugar que o ICB para fazer da cerveja um pedaço gigante da minha vida dentro e fora das redações".

Juliana Simon, jornalista do UOL e blog Siga o Copo (sigaocopo.blogosfera.uol.com.br)

Fernando Maldaner
Fernando Maldaner 01.11.2017 Cervejaria Edelbrau - Nova Petrópolis, RS

"O Instituto da Cerveja teve um papel fundamental na qualificação da Equipe Edelbrau. Tanto o curso de Beer Sommelier , quanto o de Tecnologia Cervejeira, foram fundamentais para elevar o padrão de qualidade das nossas cervejas. Os profissionais que ministram os cursos têm qualificação e experiência, possibilitando uma excelente troca de conhecimento e de informações"

Fernando Maldaner
Cervejaria Edelbrau

Priscilla Colares
Priscilla Colares 04.06.2017 Instituto da Cerveja - Belo Horizonte, MG

Quando me formei Sommelier de Cervejas senti que ainda havia muito a estudar. Já havia participado de palestras no ICB e resolvi fazer o curso de Mestre em Estilos em 2013 e fiquei apaixonada pela didática do curso, material de apoio, pelo nível de profissionalismo e pelas incríveis cervejas servidas em aula. O curso foi fundamental para meu desenvolvimento profissional não só pelo conhecimento adquirido em sala quanto pelo incrível network.
Em 2016 participei de um processo seletivo e agora integro o time de professores e coordenadores do Instituto.

1 2
1 a 10 de 13

Também deseja se tornar um Cervejeiro?