Blog

Blog

(11) 93010 2868

A importância dos cursos especializados na carreira de um profissional cervejeiro

Publicado em 05.10.2017
A importância dos cursos especializados na carreira de um profissional cervejeiro
Dicas Instituto da Cerveja

Você conhece as vantagens e os tipos de cursos especializados que existem no mercado? Continue lendo o post e confira!

Inquestionavelmente, o setor cervejeiro está em ascensão no Brasil, fator que abre muitas portas para quem quer investir nessa carreira. Os números estão aí para comprovar: segundo dados da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja, atualmente esse setor emprega mais de 2,7 milhões de profissionais em solo brasileiro, o que gera, aproximadamente, 27 bilhões em salários.

 

Se você pretende investir nessa carreira, está fazendo uma boa escolha! Contudo, apesar de muitas profissões da área cervejeira não necessitarem de graduação para serem exercidas, os cursos especializados são extremamente importantes para quem deseja seguir no ramo!

Você conhece as vantagens e os tipos de cursos especializados que existem no mercado?

 

Continue lendo o post e confira!

 

Como os cursos de especialização em cerveja ajudam o profissional?

 

Para todos os que desejam ser profissionais competentes e qualificados, as especializações são fundamentais. Por não serem abrangentes como a graduação e possuírem uma aprendizagem dirigida para uma área específica (como é o caso do curso de sommelier), elas qualificam o profissional na área desejada.

 

Além disso, os cursos especializados mantêm o profissional atualizado no mercado de trabalho e refina o seu currículo, agregando diversas vantagens à carreira.

 

Confira os benefícios:

 

Novas oportunidades de trabalho: para quem trabalha no ramo da gastronomia, já se profissionalizou como um sommelier e é apaixonado por cerveja, por exemplo, um curso de especialização em harmonização pode expandir as possibilidades de carreira.

 

Aumento de salário: profissionais qualificados ganham mais. O salário de quem tem um curso de especialização no currículo pode aumentar em até 70%, segundo uma pesquisa da Catho.

 

Networking: o curso de especialização possibilita a interação com pessoas que possuem o mesmo interesse e até trabalham na mesma área que você. Essa interação cria uma rede de contatos que poderá ser útil no futuro.

 

Quais são os cursos especializados do ramo cervejeiro?

 

Há muitas especializações nesse setor. Conheça os principais:

 

  • Curso Avançado de Tecnologia Cervejeira: durante o curso, o aluno aprende a trabalhar nas distintas áreas de produção da cerveja, desde o auxílio no desenvolvimento da bebida até análises sensoriais e conhecimento de parâmetros de qualidade. Assim que concluído, vai estar apto a atuar em cervejarias de pequeno, médio e grande porte.

 

  • Curso Profissional de Sommelier de Cervejas: o profissional com essa especialização sabe analisar diferentes tipos de cerveja, sugerir harmonizações, servir o cliente e elaborar cartas de cerveja. Após o curso, ele estará apto a trabalhar em bares, restaurantes e até prestar consultorias.

 

  • Curso de Especialização em Harmonização: o aluno descobre como harmonizar cervejas com diversos tipos de alimentos, como queijos e carnes. O curso capacita para trabalhos como consultor.

 

  • Curso de Especialização em Mestre em Estilos®: esse curso é para quem já é um sommelier profissional e quer aprofundar seus conhecimentos. O aluno passará por um treinamento intensivo nos numerosos estilos de cervejas existentes. O curso é uma grande imersão no universo das escolas cervejeiras, passando detalhadamente pelos países que as compõe, destrinchando história, dezenas de estilos e sub-estilos.

 

É preciso sair do Brasil para ter uma certificação internacional?

 

Essa é uma ideia errônea, mas que faz parte do pensamento de muitos profissionais. Hoje, não é necessário ir para o exterior a fim de ter uma certificação internacional de qualidade.

 

O Instituto da Cerveja oferece cursos no ramo cervejeiro com dupla certificação por meio de parcerias com uma das maiores escolas cervejeiras do mundo, a Universidade de Weihenstephan, na Alemanha.

 

E quanto ao investimento e a duração do curso?

 

Sabemos que a correria do dia a dia pode ser um empecilho para quem deseja se qualificar, mas isso não precisa mais ser um problema. Atualmente, existem especializações de curta duração.

 

Além da falta de tempo, o investimento que tem de ser feito em um curso se torna um obstáculo. Contudo, as formas de pagamentos e os descontos estão aí para ajudar os profissionais.

 

Como você percebeu, não há mais desculpas para não se especializar. Para quem deseja ingressar nessa carreira, investir em cursos especializados no ramo cervejeiro é se destacar em um mercado competitivo, mas muito promissor!

 

Gostou de saber sobre a importância de cursos de especialização no ramo cervejeiro? Então siga a nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas atualizações sobre o universo cervejeiro!

 

Fonte: Instituto da Cerveja