Blog

Blog

(11) 5097 9497

Como ter uma certificação internacional cervejeira sem sair do Brasil?

Publicado em 31.05.2017
Como ter uma certificação internacional cervejeira sem sair do Brasil?
Dicas Instituto da Cerveja

Você se considera um amante da cerveja? Tem interesse em trabalhar no mercado cervejeiro? Tem muita gente por aí querendo transformar a paixão em profissão. Saiba como ter uma certificação internacional no segmento sem sair do Brasil.

Você se considera um amante da cerveja? Conhece as características das cervejas que mais gosta? Tem interesse em trabalhar no mercado cervejeiro?

 

Com a expansão da popularidade e consumo da cerveja artesanal no Brasil, a procura por cursos de capacitação na área também aumentou bastante. Afinal, tem muita gente por aí querendo transformar a paixão em profissão.

 

Nesse cenário, quem deseja investir em uma formação de qualidade, mas não tem intenção ou condições de sair do país pode contar com uma possibilidade: a certificação internacional da Univerdidade de Weihenstephan, a mais tradicional escola formadora de mestre cervejeiros do mundo. Quer saber mais sobre ela? Acompanhe!

 

O que é

 

O curso avançado de tecnologia cervejeira que oferece essa certificação é chancelado pela Universidade de Munique, na Alemanha. No entanto, o seu conteúdo está acessível em português, já que é ministrado no Brasil pelo Instituto da Cerveja.

 

Essa capacitação é presencial e está disponível em diversas cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte. Seu corpo docente é formado por grandes profissionais e especialistas da área, que atuam em cervejarias renomadas do país, além do renomado prof. Dr. Marrtin Zarnkow, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade de Weihenstephan.

 

Quem precisa conciliar os estudos com trabalho ou já exerce outra profissão não precisa se preocupar com a falta de tempo: as aulas acontecem durante os finais de semana, ou as terças e quintas à noite.

 

Objetivos

 

O objetivo principal dessa capacitação é oferecer uma visão bem abrangente tanto da teoria quanto da prática da profissão do cervejeiro para o aluno. Para isso, ele conhecerá de perto toda a produção e fabricação da cerveja, desde as matérias primas até o processo de envasamento.

 

Também passará por um aperfeiçoamento técnico ao estudar aspectos importantes da qualidade físico-química e sensorial dessa bebida. Além de toda a base teórica ensinada, o curso também inclui visitas às cervejarias para complementar o embasamento da formação oferecida.

 

O conteúdo do curso

 

As matérias incluem conceitos sobre a Processo de fabricação de mosto, Fermentação e Maturação, Filtração, Envase, Qualidade fisico-química, Qualidade Sensorial, Qualidade Microbiológica, Análise Sensorial e Off-flavors, Matemática Cervejeira, Desenvolvendo Receitas e muito mais.

 

Sendo assim, quem obtiver a certificação internacional será capaz de elaborar e produzir diferentes tipos de receitas, propor avanços e melhorias nos processos de fabricação e estilos, além de conhecer diferentes parâmetros de qualidade na indústria cervejeira, bem como iniciar carreira em uma cervejaria.

 

As vantagens

 

O aluno terá uma formação completa e reconhecida pelo mercado, para que ele possa começar ou aprimorar sua carreira profissional como cervejeiro. Afinal, a Universidade de Weihenstephan é a mais tradicionais entidades dessa área no mundo.

 

Assim, é possível adquirir (em pouco tempo) o conhecimento técnico sobre o assunto, que permite que o aluno consiga trabalhar no ramo cervejeiro com competência.

 

Agora que você já sabe tudo sobre a certificação internacional, não pare por aí fique por dentro de nossa agenda! Curta a nossa página no Facebook e no Instagram e descubra quando as próximas aulas vão começar!

 

Fonte: Instituto da Cerveja