Blog

Blog

(11) 93010 2868

Mapa: Diferenciais da culinária brasileira na harmonização com cervejas

Publicado em 07.05.2021
Mapa: Diferenciais da culinária brasileira na harmonização com cervejas
Harmonizações

A combinação de diferentes povos, culturas e histórias resultou em uma culinária que é a cara do Brasil: super diversificada e perfeita para a harmonização com cervejas! Conheça as principais características gastronômicas de cada região do país.

O Brasil é uma grande mistura. Somos o resultado da diversidade de tradições, raças, culturas, gírias, vestimentas, dialetos, estilos musicais e muitas outras características que se encontraram neste país. Em meio a toda essa riqueza, um dos nossos maiores diferenciais é a gastronomia: uma junção de sabores de vários cantos do mundo - o que gera infinitas possibilidades para a harmonização com cervejas!

 

Em parceria com o professor do Instituto da Cerveja, Edu Passarelli, empresário e sommelier profissional de cervejas, vamos te mostrar as peculiaridades da culinária brasileira em cada região do país, além de te apresentar boas práticas para harmonizar diferentes estilos cervejeiros com ingredientes típicos. Acompanhe!

 

Mapa | Divisão da culinária brasileira por região

 

 

1. Região Norte: Fortemente influenciada pelos povos indígenas, que usufruíam de abundantes alimentos nativos, a culinária nortista também é marcada por diferentes tradições européias, além de “toques” libaneses e japoneses. Predominam aqui a mandioca, o cupuaçu, o açaí, o pirarucu, o ucucum (açafrão brasileiro), o jambu, o guaraná, o tucunaré e a castanha do Pará.

 

Dica de Harmonização: Experimente o caldo de Tacacá acompanhado de uma Weizenbier!

 

2. Região Nordeste: A diversidade climática é quase tão grande quanto a gastronômica! Os pratos nordestinos são fortemente influenciados por culturas africanas, marcadas por muito tempero e misturas. Aqui todos os ingredientes têm espaço, de frutos do mar à raízes, com destaque para o azeite de dendê, o leite de coco, o gengibre, o milho, a graviola, o camarão e o caranguejo.

 

Dica de Harmonização: Aposte no Sarapatel com uma Bock Rauchbier para uma refeição caprichada!

 

3. Região Centro-Oeste: Marcada pela produção pecuária, a região é rica em carnes bovinas, suínas e caprinas. Juntam-se às iguarias os ensopados de Pacu, Pintado e Dourado, além da forte presença de raízes, pequi, mandioca, milho e erva-mate.

 

Dica de Harmonização: Com uma Bohemian Pilsner, a Sopa Paraguaia ganha um gostinho especial!

 

4. Região Sudeste: As origens portuguesas, indígenas e africanas batem ponto no Sudeste! Raízes, grãos, carnes e vegetais se misturam com as influências italianas na região cosmopolita, e com os frutos do mar do extenso litoral. Nesses pratos, você vai encontrar arroz, feijão, ovo, palmito, mandioca, banana, batatas, polvilho, além de diferentes massas e carnes.

 

Dica de Harmonização: A tradicional Virado à Paulista fica ainda melhor com uma Dunkel Weizen.

 

5. Região Sul: A mistura étnica entre alemães, italianos, portugueses e espanhóis resulta em sabores muito distintos do resto do país. O prato mais característico da região é, com certeza, um bom churrasco de carne bovina! Juntam-se a ele as massas, a polenta, o frango, as salsichas, os bolos, as geléias, os embutidos, a farinha de milho e a erva-mate.

 

Dica de Harmonização: Um Barreado e uma Dubbel são ideias para curtir o friozinho sulista!

 

Harmonização com cervejas e pratos típicos brasileiros

 

Saber quais são as diferentes matérias-primas da cerveja e como cada uma delas afeta o produto final, é o primeiro passo para realizar uma boa harmonização com cervejas - isto é, sem gerar conflitos entre os aromas e sabores da bebida e as características únicas de cada ingrediente culinário típico. Com isso em mente, basta escolher os melhores estilos de cerveja para cada prato regional.

 

O segundo passo, tão importante quanto o anterior, é aprofundar os seus conhecimentos técnicos. Para isso, conte com a ajuda de profissionais experientes no universo cervejeiro! O Curso Especialização em Harmonização é indicado para quem deseja aprender mais sobre as diferentes combinações entre produções artesanais e alimentos, tanto em aulas teóricas quanto práticas. Decole sua carreira:

 

 

Se você gostou desse conteúdo, siga também nossos perfis no Facebook e Instagram para acompanhar tudo o que produzimos! Aproveite para também entrar em contato com os especialistas do Instituto da Cerveja de saber mais sobre nossos cursos de capacitação: