Blog

Blog

(11) 93010 2868

Como entrar no ramo cervejeiro de forma profissional?

Publicado em 05.02.2017
Como entrar no ramo cervejeiro de forma profissional?
Dicas Instituto da Cerveja

Você tem grande interesse pelo assunto e pretende se juntar a um mercado rentável e apaixonante e ingressar no ramo cervejeiro de forma profissional? Confira como é possível buscar os meios necessários para se tornar um profissional qualificado.

As bebidas artesanais cresceram em alcance e preferência do público a ponto de se tornarem um mercado viável para qualquer entusiasta. Claro que é preciso conhecimento e estrutura para produzir algo de qualidade, mas as possibilidades são tão grandes que hoje muitas pessoas já sabem até como fabricar cerveja em casa.

 

Você tem grande interesse pelo assunto e pretende se juntar a um mercado rentável e apaixonante e ingressar no ramo cervejeiro de forma profissional? Então, confira como é possível buscar os meios necessários para se tornar um profissional qualificado e, quem sabe, montar seu próprio negócio ou trabalhar em grandes empresas do ramo!

 

Quais os tipos de profissionais o mercado procura?

 

O mercado cervejeiro é muito amplo e traz inúmeras possibilidades para quem quer levar isso a sério. Como qualquer mercado, o ramo cervejeiro pede profissionais capacitados e que entendam bem do assunto, assim, dentre algumas possibilidades, abrir uma cervejaria e produzir a sua própria cerveja de forma profissional pode ser uma boa opção para quem tem dinheiro para investir em um negócio mais robusto. Uma outra opção pode ser a de gerenciar um estabelecimento especializado em cervejas especiais, ou até mesmo atuar como consultores e sommeliers de cerveja. Abaixo, vamos falar um pouco sobre algumas dessas possibilidades.

 

Como produzir sua própria cerveja de forma profissional?

 

Como dito acima, uma das possibilidades de entrar no ramo cervejeiro é através da produção de cerveja artesanal, por exemplo. O primeiro passo para produzir uma cerveja de qualidade que possa vir a ser um produto rentável para você, é se profissionalizar e buscar uma capacitação para a tarefa. Por mais que existam tutoriais e vídeos explicando como fazer isso de maneira gratuita, as certificações profissionais oferecem um olhar mais aprofundado, além de mostrar o processo na prática.

 

Além disso, os melhores cursos possuem profissionais capacitados para sanar quaisquer dúvidas sobre o assunto. E isso faz muita diferença para ter uma cerveja no estilo que você deseja!

 

Como gerenciar um estabelecimento especializado em cervejas especiais?

 

Um bom profissional para esse trabalho, além de entender sobre administração, gestão de pessoas, atendimento ao cliente e todos os assuntos que envolvem o mundo dos negócios, ele também precisa entender de harmonização, tipos de copos, dominar técnicas de serviço de alimentos e bebidas em geral, saber difundir a necessidade dos cuidados com o serviço de cervejas para o restante da equipe e consumidores e muito mais.

 

Como me tornar um consultor ou sommelier de cerveja?

 

Assim como as outras opções, sem sombra de dúvidas, para atuar como um sommelier de cerveja ou consultor do ramo você precisa estudar muito. Esse profissional pode atuar com diversas atividades, como consultor de varejo, organizador de eventos relacionados ao tema e até se envolver com o dia a dia de bares e restaurantes através das harmonizações entre pratos e cervejas, definição de rótulos, armazenamento e etc.

 

Tipos de curso

 

Os tipos de curso para aprender a trabalhar com cerveja vão além do preparo em si. As melhores opções oferecem não apenas o encaminhamento, mas toda a base histórica e didática para que você se torne um grande profissional do ramo.

Existem diversos cursos no mercado e para todo tipo de bolso. Abaixo, listamos algumas opções interessantes que podem te ajudar a dar o pontapé inicial e ingressar você no ramo cervejeiro!

 

1. Curso de Sommelier de Cervejas

 

É a mesma ideia do sommelier de vinhos: desenvolver um paladar apurado para saber cada detalhe da cerveja artesanal em um ou dois goles. E claro, adquirir vários outros conhecimentos relacionados à bebida.

 

Apesar do objetivo do curso ser formar sommeliers profissionais, você pode aproveitá-lo para descobrir mais sobre os estilos de cervejas como um todo, além de apreciá-las de uma forma ainda mais prazerosa.

 

2. Curso de Tecnologia Cervejeira Avançada

 

Essa é a opção mais indicada para quem deseja ter um conhecimento mais técnico sobre o assunto. Se você quer produzir cervejas e, quem sabe, ter a sua própria cervejaria, procure um curso que te traga uma visão real e abrangente da profissão do cervejeiro. Um curso onde você aprenda, não só sobre os principais conceitos de todo processo produtivo (desde a malteação até o envase), mas que te traga um conhecimento técnico, tanto na teoria, quanto na prática.

 

3. Curso de empreendedorismo cervejeiro

 

Esse é um passo importante para iniciar no ramo. Se você deseja fabricar cerveja ou harmonizá-las apenas por hobby, existem outros cursos de curta duração que podem agregar conhecimento ao seu dia a dia. Porém, para quem considera a possibilidade de fazer disso um negócio, é importante conhecer as bases do empreendedorismo e saber como aplicar esse conhecimento para ter um melhor rendimento.

 

Assim, com o conhecimento bem direcionado, é incrível descobrir como o ramo de cerveja pode vir a se transformar em um negócio rentável ou como esse conhecimento pode levar você a um outro patamar em termos profissionais. O processo leva pouco de tempo e, com criatividade, alcança excelentes resultados!

 

Gostou do nosso conteúdo? Então, não deixe de comentar as suas dúvidas e contar como é a sua relação com essa atividade tão viável e prazerosa!