Blog

Blog

(11) 5097 9497

Cervejarias Artesanais no Brasil

Publicado em 16.12.2016
Cervejarias Artesanais no Brasil
Novidades Alfredo Ferreira

Trabalho inédito do ICB, consolidando números do mercado de cervejarias artesanais no Brasil. Resultado de um levantamento de 2 anos, que contou com a ajuda de centenas de microcervejarias, MAPA e associações regionais como Procerva, Apacerva e AGM.

“O mercado de cervejas artesanais no Brasil, apesar da crise político-financeira, não para de crescer e se mostra como uma aposta promissora para os próximos anos.”

 

Com um volume anual de 138,6 milhões de hectolitros* o Brasil possui um importante papel no mercado cervejeiro global, onde ocupa a terceira posição em volume total de produção de cervejas.

 

As vendas de cerveja no país sempre tiveram uma forte relação com a economia. Pequenas variações no cenário econômico refletem imediatamente nos volumes de vendas. Na atual conjuntura político-econômica do país, o mercado de cervejas mainstream tem caído nos últimos anos:

 

  • 2015 vs 2014 – Queda de 2,0% no volume de cervejas mainstream
  • 2016** vs 2015 – Queda de 1,8% no volume de cervejas mainstream

 

* fechamento 2015 

** Janeiro a Outubro

 

Apesar da queda observada no mercado como um todo, o mercado das cervejas artesanais vem em um sentido oposto. Embora ainda pouco expressivo, especialmente quando comparado ao que acontece agora nos Estados Unidos, este mercado tem hoje 0,7% do volume total de cervejas no país, que representa um volume de aproximadamente 91 milhões de litros anuais de cervejas artesanais. O gráfico abaixo mostra a evolução no número de cervejarias artesanais nos últimos 11 anos.

 

 

Fechamos 2015 com 372 cervejarias artesanais no país, com crescimento de 17% em relação a 2014. Além disto, nos últimos anos a taxa de crescimento vem acima de 50 novas cervejarias artesanais por ano, o que representa em média uma nova cervejaria por semana.

 

 

NÚMERO DE CERVEJARIAS ARTESANAIS BRASILEIRAS:

 

 

As estimativas para 2016 continuam no mesmo ritmo. Em torno de 60 novas cervejarias terão iniciado sua produção este ano, o que leva o país ao número de 432 cervejarias artesanais no final de 2016.

 

Localização das microcervejarias por região do Brasil

 

Este outro gráfico mostra onde as cervejarias estão localizadas:

 

 

Apesar de sua grande área territorial, 91% das micro cervejarias do Brasil estão localizadas apenas nas regiões sul e sudeste, concentradas em 6 dos 27 estados do país. Isso reflete exatamente a concentração econômica do Brasil que se dá também nestas duas regiões.

 

Tamanho das cervejarias artesanais no Brasil:

 

Diferentemente do mercado americano, bem consolidado, onde já há várias cervejarias de médio porte atuando no mercado, a maioria das cervejarias artesanais brasileiras ainda são bem pequenas. O tamanho médio delas está em torno de 20.000 L de cerveja/mês.

 

 

Previsões para 2017

 

O cenário de 2017 para o mercado de cervejarias artesanais é promissor. Levantamentos junto aos principais participantes deste mercado levam o Instituto da Cerveja a apostar na continuidade deste crescimento. A aposta é de que o número chegue a pelo menos 500 cervejarias artesanais até o final de 2017.

 

Veja aqui o Infográfico completo:

 

https://www.institutodacerveja.com.br/noticias/n114/novidades/infografico-mercado-brasileiro-de-cervejarias-artesanais

 

 

 

Agradecimentos:

 

Este trabalho inédito do Instituto da Cerveja é resultado de um levantamento de 2 anos que contou com a ajuda de centenas de microcervejarias, colaboradores do MAPA e diversas associações regionais como Procerva, Apacerva, AGM entre outras. Também gostaríamos de agradecer ao Nani (Alexandre) do ICB-Design que desenvolveu o infográfico.

 

Deixamos aqui nosso agradecimento especial a todos que contribuíram de alguma forma com este projeto.

 

Muito Obrigado!

 

Grande Abraço!

 

Alfredo Ferreira

Mestre Cervejeiro

 

 

ICB - Instituto da Cerveja Brasil 

No início de 2010, Estácio Rodrigues contatou os amigos Alfredo Ferreira e Kathia Zanatta com a idéia de criar um curso sobre cervejas especiais na Associação Brasileira de Sommeliers em São Paulo. Kathia, em 2008, após fazer um curso na Alemanha e Áustria, retornou ao Brasil como a primeira brasileira formada Sommelier de Cervejas. Foi quando os começaram a construir o 1º curso de Sommelier de Cervejas do Brasil. Eram muitos anos de experiência em diversas áreas do universo cervejeiro, somados para dar início a este grande projeto. O sonho começou em 14 Agosto de 2010, com a primeira turma em São Paulo. O sucesso foi tanto que hoje, três anos e meio depois, já são mais de 1.000 Sommeliers de Cerveja formados em 4 estados do Brasil. A consolidação e o reconhecimento do ensino de qualidade vieram com os demais cursos que surgiram, dentre eles as especializações em Serviço de Cerveja, em Análise Sensorial e Off-Flavours e o renomado curso Mestre em Estilos®, primeiro curso de especialização para os Sommeliers de Cerveja do Brasil. Com o crescimento surgiu o espaço físico, a escola em Moema, espaço com quase 500 m², dedicado a educação em cervejas em suas diversas frentes, ajudando a construir a cultura cervejeira do país.

Fonte: Instituto da Cerveja