Blog

Blog

(11) 5097 9497

5 sinais de que um curso de sommelier de cerveja é o ideal para você

Publicado em 14.05.2021
5 sinais de que um curso de sommelier de cerveja é o ideal para você
Dicas

Será que um curso de sommelier de cerveja é o melhor caminho para você ingressar no mercado cervejeiro? Hoje vamos te contar quais são as principais características de um apaixonado por cervejas que está pronto para embarcar nesse universo. Confira!

Você sabia que o mercado cervejeiro está em expansão? Pois é, em um cenário mundial onde os produtos artesanais estão sendo cada vez mais valorizados, a paixão cervejeira está se espalhando na mesma medida! Aqui no Brasil, por exemplo, já são mais de 1.000 cervejarias cadastradas no MAPA. Todos esses são sinais de que, talvez, seja o momento certo para você embarcar em um curso de sommelier de cerveja profissional. Mas será que você tem o perfil para isso? Descubra!

 

O que faz um sommelier de cerveja profissional?

 

Apesar de não existir nenhuma especialização universitária voltada exclusivamente para a função de sommelier de cerveja (como é o caso da Gastronomia), aqueles que desejam profissionalizar sua paixão pela bebida podem recorrer a cursos profissionalizantes super completos! Ao realizar uma dessas capacitações, você será um sommelier de cerveja profissional, apto a:

 

  • Indicar e sugerir cervejas e harmonizações;
  • Disseminar conhecimento e cultura cervejeira;
  • Elaborar cartas de cerveja em bares e restaurantes especializados;
  • Promover eventos de degustação e harmonização;
  • Ajudar na seleção de rótulos e informações técnicas dentro das importadoras;
  • Participar do time de desenvolvimento dentro de cervejarias, criando produtos e tendências;
  • Liderar equipes em bares e restaurantes, repassando conhecimento para a brigada e clientes.

 

Ficou interessado em desenvolver uma ou mais dessas atividades profissionais? Então continue acompanhando a leitura e confira os 5 sinais de que o curso de sommelier de cerveja escolheu você.

 

O curso de sommelier de cerveja é ideal para quem quer...

 

1. Entender todas as etapas da produção artesanal

 

Da seleção e moagem do malte, à mosturação, filtração, fervura, e cada um dos 9 passos seguidos até chegar ao envase e pasteurização; o curso de sommelier de cerveja te deixará por dentro de cada etapa da fabricação de uma cerveja artesanal! Esse resgate teórico feito pelos professores é essencial, pois mesmo que você não venha a produzir sua própria bebida, só poderá ser considerado um especialista credenciado em determinado produto se entender como ele é feito.

 

2. Saber mais sobre a harmonização de cervejas

 

Como sommelier de cervejas, você terá conhecimentos aprofundados tanto na teoria quanto na prática de degustação de uma cerveja artesanal. Isso significa que você vai conhecer os parâmetros utilizados para descrever sensorialmente uma cerveja, avaliando sua aparência, aromas, sabores e sensações, além de aprender a combinar sua bebida com alimentos da alta gastronomia! Esse domínio também será um grande atrativo para os restaurantes que buscam contratar os melhores sommeliers.

 

 

3. Conhecer todos os estilos de cervejas possíveis

 

Pilsen, Bock, Stout, Weiss, IPA… São tantas as variações cervejeiras existentes no mercado! Conhecer a fundo esses diferentes estilos é um requisito fundamental para o bom sommelier porque, caso deseje estar apto para organizar uma carta de cervejas, deve saber qual bebida sugerir de acordo com o paladar e preferência dos clientes. Uma vez tendo se formado no curso de sommelier de cerveja profissional, você poderá, inclusive, se especializar no vasto universo das escolas e famílias de cervejas!

 

4. Fazer um bom networking com outros cervejeiros

 

Sim, ter “contatinhos” dentro do mercado cervejeiro é um recurso indispensável para alavancar sua carreira e adquirir cada vez mais conhecimentos. Isso porque, ao conversar com os profissionais que possuem anos de experiência no ramo da cervejaria artesanal, você formará parcerias estratégicas para superar desafios, expandir horizontes e “trocar figurinhas”. Não existe ambiente melhor para criar essa rede de relações, do que em um curso onde todos têm o mesmo foco que você, não acha?

 

5. Mergulhar no mercado cervejeiro e suas novidades

 

Por fim, um curso de sommelier de cerveja é o lugar onde você será atualizado sobre tudo o que acontece no mercado cervejeiro - no Brasil e no mundo! Essa é uma etapa muito importante da sua formação, pois os professores abordam tendências e boas práticas que podem fazer a diferença na administração do seu negócio cervejeiro, como: noções de marketing; análise de qualidade dos produtos; design e inovação para embalagens; elementos essenciais de logística; entre outros.

 

Conclusão

 

Se você se identificou com uma ou mais dessas características, então o Curso Profissional de Sommelier de Cervejas está te esperando! Oferecido pelo Instituto da Cerveja e ministrado pelos nossos professores mais do que experientes no assunto, esse curso vai apresentar temas variados do universo cervejeiro, capacitando os participantes a atuar em lojas, bares, restaurantes, importadoras, eventos, distribuidores, e diversos outros segmentos do mercado.

 

Venha aprender com a gente! Faça sua inscrição:

 

 

Se você gostou desse conteúdo, siga também nossos perfis no Facebook e Instagram para acompanhar tudo o que produzimos! Aproveite para também entrar em contato com os especialistas do Instituto da Cerveja de saber mais sobre nossos cursos de capacitação: