Blog

Blog

(11) 5097 9497

Conheça 6 mitos e verdades sobre a cerveja

Publicado em 22.06.2017
Conheça 6 mitos e verdades sobre a cerveja
Dicas Instituto da Cerveja

Mesmo sendo a bebida alcoólica mais consumida do mundo, desvendar os mitos e verdades sobre a cerveja é essencial para esclarecer, de uma vez por todas, qualquer boato de mesa de bar. Então veja os 6 mitos e verdades que listamos sobre a cerveja!

A união do lúpulo, malte e água sempre foi responsável por causar muitas polêmicas entre apreciadores no universo cervejeiro e gastronômico. Mesmo sendo a bebida alcoólica mais consumida do mundo, desvendar os mitos e verdades sobre a cerveja é essencial para esclarecer, de uma vez por todas, qualquer boato de mesa de bar.

 

De copo em copo, a cerveja já conquistou diversos paladares, tornando-se a bebida oficial das nossas comemorações. Por outro lado, ainda é comum analisarmos seu consumo de maneira equivocada, a partir de alguns conceitos que escutamos por aí.

 

No entanto, para esclarecer suas dúvidas, listamos 6 mitos e verdades sobre a cerveja! Aprecie nossas dicas sem moderação!

 

1. Cerveja deitada na geladeira gela mais rápido

 

Mito! Ao contrário dos vinhos, as cervejas precisam ser armazenadas sempre em pé na geladeira e não deitadas — como ocorre na maioria das vezes.

Poucas pessoas sabem que evitar o contato do líquido com o ar é importante para evitar a oxidação e por isso, a melhor maneira de obter esse resultado é colocar as nossas cervejas sempre na posição vertical.

 

2. Cerveja não precisa ser servida estupidamente gelada

 

Verdade! Apesar do calor predominante em nosso país, beber cerveja muito gelada não é o ideal, considerando que nossas papilas gustativas ficam anestesiadas a baixas temperaturas, o que prejudica toda degustação. Assim, fica mais difícil identificar as propriedades da bebida. Você pode ler mais sobre temperatura de cerveja, nesse post.

 

3. Cerveja engorda e dá barriga

 

Mito! Muitas vezes, culpamos a cerveja pelo aumento da gordura em nosso corpo, principalmente em regiões como a barriga.

 

Entretanto, é bom lembrarmos que a cerveja não é uma bebida calórica e que o consumo moderado dela não causa barriga. Já os petiscos e comidas gordurosas que são consumidos juntamente com a cerveja podem sim ser a causa!

 

4. Cerveja possui poucas calorias

 

Verdade! Acredite se quiser, mas uma cerveja tipo Pilsen possui menos calorias que um copo de suco de laranja ou vinho. De acordo com estudos, o consumo moderado de cerveja pode prolongar a vida e reduzir o risco de infartos.

Contudo, esses benefícios só são bem aproveitados mediante um consumo moderado.

 

5. Não tem existe diferença entre Chope e Cerveja

 

Mito! É quase um consenso entre nós, apreciadores de cerveja, que existe uma diferença perceptível entre o chope e a cerveja, não é mesmo? Pois é, existe sim, mas apenas na etapa de pasteurização.

 

Diferente da cerveja, o chope não passa por esse processo após a sua fabricação e por isso, a validade e o sabor de boca se diferenciam um pouco.

 

Esse assunto é tão interessante, que vamos preparar um post só sobre isso. Fiquem ligados!

 

6. O colarinho da cerveja é importante

Verdade! Mesmo que você não goste de colarinhos, é interessante saber que ele existe por diversos motivos, dentre eles, um muito especial: para impedir que a cerveja entre em contato com o ar e se oxide, alterando seu sabor.

 

Além disso, a espuma (ou colarinho) ajuda na manutenção da temperatura e da carbonatação da cerveja! E muito importante, faz parte da experiência sensorial!

 

Agora que já colocamos tudo em pratos e copos limpos, você já pode contar para os seus amigos quais os mitos e verdades sobre a cerveja! Quer aprender mais assuntos como este? Então, siga-nos no Instagram e no Facebook!

 

Fonte: Instituto da Cerveja