Blog

Blog

(11) 5097 9497

O que é um curso de Sommelier de Cerveja?

Publicado em 27.01.2017
O que é um curso de Sommelier de Cerveja?
Dicas Instituto da Cerveja

Em tempos de crise e com o mercado em recessão, uma boa alternativa é investir em áreas de atuação novas e promissoras. Uma destas é a de Sommelier de Cervejas, ou seja, aquele profissional treinado e com conhecimento de alto nível sobre cervejas.

Em tempos de crise e com o mercado em recessão, uma boa alternativa é investir em áreas de atuação novas e promissoras. Uma destas é a de Sommelier de Cervejas, ou seja, aquele profissional treinado e com conhecimento de alto nível sobre cervejas.

 

O mercado de cervejas artesanais é promissor, dados mostram que a aposta é de que o número chegue a pelo menos 500 cervejarias artesanais até o final de 2017. Para ser Sommelier de Cervejas, não é necessário diploma universitário, entretanto, é fundamental ter muito conhecimento sobre a bebida, desde a fase de produção até a de colocação do produto no mercado. Assim, investir em um curso de Sommelier de Cerveja é o primeiro passo para aproveitar esta oportunidade do mercado.

 

Neste texto, vamos falar um pouco mais sobre o curso, o que você aprenderá nele e o mercado da área. 

 

O que vou aprender no curso de Sommelier de Cerveja?

 

Em um bom curso de Sommelier de Cerveja você irá aprender diversas coisas relacionadas ao universo cervejeiro, que irão te capacitar para atuar como Sommelier profissional ou mesmo como consultor no seu estabelecimento e até para outros do ramo. Ou seja, depois de um curso de Sommelier de Cerveja, o profissional terá adquirido grande conhecimento de cerveja quanto de gastronomia.

 

Abaixo você irá conhecer alguns dos conteúdos que irá aprender no curso.

 

Conhecer o processo de fabricação das cervejas

 

Se você quer ser um Sommelier de Cervejas, a primeira coisa que precisa saber é como se fabrica uma. Ainda que depois você opte por não produzir a sua própria bebida, conhecer o processo de fabricação dos diversos estilos de cerveja é fundamental.

 

Você aprenderá todas as etapas, desde a receita da cerveja, passando pelos processos quentes e frios. Além disso, será capaz de reconhecer os diversos estilos e também aprender a produzi-los.

Analisar de maneira técnica diversos estilos de cerveja

 

Através de técnicas de degustação e do conhecimento teórico sobre o processo de produção das cervejas, você terminará o curso capacitado para fazer análises sobre os mais diversos estilos de cerveja, como Pilsen, Bock, Stout, Weiss, IPA, dentre centenas de outros.

Essas análises envolvem os cinco sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato, além disso, também te fará entender e analisar teor alcoólico, qualidade dos insumos utilizados, técnicas de fermentação e diversos outros aspectos que devem ser avaliados por um Sommelier de Cerveja.

 

Sugerir harmonizações adequadas

 

Para ser um bom Sommelier de Cerveja não basta reconhecer os estilos e conhecer o processo de fabricação: é necessário também ser capaz de orientar os clientes na hora do consumo da bebida. Para isso, saber sugerir as melhores harmonizações de comida com cerveja é fundamental, o que contribuirá para a fidelização dos seus clientes e para a atração de outros.

 

Conhecer o mercado cervejeiro

 

Além de saber tudo sobre a bebida, você também precisa conhecer o mercado. Afinal, essa é uma parte importante na hora de atuar como profissional.

 

Em um curso de Sommelier de Cerveja você irá aprender sobre marketing, empreendedorismo e sobre a situação do mercado cervejeiro no país e na região — todos conhecimentos relevantes para a gestão do seu estabelecimento.

 

Com este texto esperamos que você saiba o que esperar de um curso de Sommelier de Cerveja e compreenda ainda mais a importância de se especializar para atuar como profissional da área.

 

Ou, se quiser se matricular no curso de sommelier de cervejas acesse aqui.