Blog

Blog

(11) 93010 2868

Aprenda como preparar receita de carne ao molho de cerveja

Publicado em 01.12.2017
Aprenda como preparar receita de carne ao molho de cerveja
Harmonizações Instituto da Cerveja

Aprenda como preparar receita de carne ao molho de cerveja. Além de ser muito saboroso, é fácil de fazer e é ideal para acompanhar uma cerveja de qualidade. Se você tem interesse, continue a leitura!

Provavelmente você já deve saber que a utilização de bebidas alcoólicas em pratos gastronômicos é uma maneira de agregar sabor e criar molhos incríveis, não é verdade? Entre tantas possibilidades, existem preparações extremamente marcantes e que são capazes de aguçar ainda mais os sentidos sensoriais, especialmente o gustativo e o olfativo, como é o caso de uma receita de carne ao molho de cerveja.

 

Com base nisso, resolvemos apresentar um miniguia para que você aprenda a fazer esse prato que, além de ser muito saboroso, é fácil de fazer e é ideal para acompanhar uma cerveja de qualidade. Se você tem interesse, continue a leitura!

 

Fraldinha ao molho de cerveja

 

Ingredientes

 

? Uma peça de fraldinha bovina já limpa e com aproximadamente 800 gramas;

? 500 ml de cerveja escura, uma boa opção pode ser uma Dunkel ou Bock

? 100 ml de água filtrada;

? 100 ml de azeite de oliva;

? 2 dentes de alho;

? ½ cebola cortada grosseiramente;

? ½ cenoura cortada grosseiramente;

? 1 talo de salsão cortado grosseiramente;

? ½ alho poró cortado grosseiramente;

? 1 ramo de tomilho;

? 2 folhas de louro;

? sal e pimenta do reino a gosto.

 

Modo de preparo

 

O primeiro passo é fazer a marinada da carne. Por isso, pegue um processador de alimentos e bata rapidamente os elementos aromáticos: os dentes de alho, a cebola, a cenoura, o salsão e o alho poró. Deixe a mistura batida de forma grosseira — com pequenos pedaços dos ingredientes sólidos — e em seguida, misture com a cerveja.

 

Enquanto isso, pegue a peça de fraldinha, disponha-a em uma travessa e tempere os dois lados com sal e pimenta do reino a gosto. Jogue a marinada por cima, massageie bem a carne por cerca de 3 minutos, tampe o recipiente com um plástico filme e leve para a geladeira por aproximadamente 1 hora.

 

Depois desse período, pegue uma frigideira que seja maior e mais alta, deixe-a aquecer, acrescente o azeite e sele a peça de fraldinha sem a marinada. Mantenha-a na frigideira por 7 a 9 minutos de cada lado para uma carne ao ponto, mas isso vai depender da altura da sua fraldinha.

 

Quando ela estiver no ponto desejado, retire e deixe-a descansando em uma tábua coberta com papel alumínio. Enquanto isso, acrescente na mesma frigideira a marinada junto com a água e com as ervas (tomilho e louro), deixando reduzir por cerca de 20 a 30 minutos. Depois que a redução já estiver na consistência de molho, corrija o sal e a pimenta do reino, coe em um chinois ou em uma peneira e reserve.

 

Com todas as preparações já prontas, corte a carne em fatias, regue com o molho e sirva com uma guarnição do seu gosto. Uma boa sugestão são batatas rústicas assadas com sal grosso e alecrim, que harmonizam perfeitamente com a receita, uma vez que ela possui sabor e aromas intensos.

 

Informações

 

Com o tempo de marinada, a receita fica pronta em uma 1 hora e 50 minutos. Entretanto, é possível acelerar o processo diminuindo o período em que a carne fica na geladeira, lembrando sempre de que quanto mais tempo, mais sabor. Toda a preparação, junto com o acompanhamento, serve aproximadamente 8 pessoas adultas.

 

Agora que você já sabe como preparar uma incrível receita de carne ao molho de cerveja, não perca tempo e prepare-a hoje mesmo para sua família. Não se esqueça de que é uma maneira diferente de utilizar a bebida e, por isso, pode surpreender a todos. Aproveite!

 

Gostou do artigo? Então assine a nossa newsletter e receba novidades sobre o maravilhoso mundo das cervejas.

 

 

Fonte: Instituto da Cerveja