EMENTA
- Apresentar os conceitos de Custo, Tributos, Formação de Preço e consequentemente da Rentabilidade dos produtos;
- Destacar a importância em ter a melhor acurácia no custo do produto;
- Apresentar os requisitos necessários para calcular a rentabilidade da operação;
- Apresentar o uso do Custo Padrão para definição do custo base para a formação de preço;
- Aprofundar o entendimento do cenário econômico da empresa, com a Modelagem do Negócio, buscando garantir a sua viabilidade através da correta precificação, estratégia de distribuição e desenvolvimento da operação, bem como mudanças nas premissas do negócio;
- Demonstrar as formas de apuração do Custo de Produção e de Distribuição, segregando etapas produtivas, logísticas e comerciais, avaliando as mudanças na estrutura do custo ao longo do tempo;
- Aprofundar na compreensão da fórmula de cálculo do preço, dos tributos e consequentemente a rentabilidade dos produtos;
- Demonstrar as diferenças e impactos dos tributos em cada canal de distribuição;
- Provocar no aluno reflexões a respeito da importância da aplicação de Planejamentos Tributários nas operações;
OBJETIVO
Curso focado na Gestão Administrativo-Financeira de uma cervejaria, que tem por finalidade a apresentação de técnicas de melhoria para o dia a dia na gestão do negócio, contribuindo com os gestores e empreendedores nas tomadas de decisão relacionados a gestão dos Custos, Preço, Margem e Distribuição das craft beer.
O gestor administrativo financeiro trabalha na melhoria contínua dos processos de captação, gerenciamento e análise da saúde financeira da cervejaria, e o propósito do curso será torná-los aptos à extrair as melhores ideias e melhorias nas tomadas de decisão, tornando-os capazes de desenvolver uma visão estratégica integrada aos negócios onde atuam de maneira nobre e com princípios éticos.
Ao final do curso o aluno será capaz de:
• Entender a necessidade de controlar os custos e preços dos produtos;
• Compreender a importância e relevância de se calcular a exata rentabilidade da operação;
• Entender da necessidade de cálculo os preços com o correto enquadramento tributário exigido em cada canal de distribuição;
• Realizar a gestão mais eficiente dos Custos e Preços dos produtos;
• Entender como se forma o custo de produção para fins de formação do preço de venda.
• Compreender as informações necessárias para avaliar o impacto econômico de mudanças no ambiente operacional que afetem o custo de produção e a margem da empresa.
• Avaliar os possíveis cenários para o negócio, de forma a ser capaz de tomar decisões mais adequadas ao atingimento dos objetivos econômicos da empresa.
• Avaliar as possibilidades de aplicação de planejamento tributário nas operações da cervejaria.
CONTEÚDO
1. Conceito de Custo, dos Tributos, da Formação de Preço e consequentemente da Rentabilidade.
2. Compreensão sobre a fórmula de cálculo do preço, dos tributos e da rentabilidade dos produtos.
3. Definição do Custo Padrão para definição do custo base para a formação de preço.
4. O entendimento do cenário econômico da empresa, com a Modelagem do Negócio, buscando garantir a sua viabilidade através da correta precificação, estratégia de distribuição e desenvolvimento da operação, bem como mudanças nas premissas do negócio.
5. Apresentar as formas de apuração do Custo de Produção e de Distribuição, segregando etapas produtivas, logísticas e comerciais, avaliando as mudanças na estrutura do custo ao longo do tempo.
6. Aprofundar na compreensão da fórmula de cálculo do preço, dos tributos e consequentemente a rentabilidade dos produtos;
7. Demonstrar as diferenças e impactos dos tributos em cada canal de distribuição;
8. Provocar no aluno reflexões a respeito da importância da aplicação de Planejamentos Tributários nas operações;
Aulas
Fevereiro 2022 – 16, 21 e 23.
Março 2022 – 07, 09, 14, 16 e 21.
Horário
das 20 às 22h
Carga horária
16 horas – EAD
Material Didático
Apostila digital (.pdf)
Plataforma
Google Meet (as aulas ficarão gravadas para acesso exclusivo à alunos que faltarem nas aulas ao vivo pelo período máximo de 07(sete) dias após o último dia de aulas).
Público-alvo
Profissionais do mercado cervejeiro, cervejeiros em busca de atualização, cervejeiros caseiros, sommeliers, empreendedores do mercado cervejeiro.
Professores
Marcos Moraes e Marcos Estellita.
Coordenação Geral
Estacio Rodrigues
Coordenação Local
Leandro Viu
Certificação
Instituto da Cerveja Brasil
Política de cancelamento
A desistência do curso deverá ser solicitada formalmente, através do e-mail financeiro@institutodacerveja.com.br. Caso o cancelamento seja solicitado menos de 7 dias úteis antes do inicio, o Instituto da Cerveja devolverá 70% do valor pago descontado-se a taxa de transferência e 15% da nota fiscal. Caso o aluno desista após o inicio, este se obriga ao pagamento de 50% do valor remanescente, a título de ressarcimento ao Instituto da Cerveja, visto que não é possível angariar novo estudante após o curso iniciado, além da taxa de 15% referente à nota fiscal. Importante ressaltar que o Instituto da Cerveja não trabalha com trancamento de curso.