Com foco na competitividade, o curso busca capacitar os alunos a atuar em aspectos fundamentais tanto do atendimento ao público quanto da gestão financeira. Este processo envolve compreender a formatação, implantação e gestão de um programa de treinamentos de brigada eficaz e adequado a cada perfil de negócio, assim como a importância do papel da brigada na dinâmica e na rentabilidade da operação. Também objetiva capacitar os alunos na compreensão e utilização das adequadas técnicas e ferramentas de controle e gestão financeira, possibilitando a auditoria dos processos para que o negócio possa ser auto-suficiente e gerar lucro.
20/10/2025 às 20:00
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Ementa - Apresentar conceitos básicos sobre serviço de cervejas e estrutura do FoH(Front of the House) em operações comerciais de cervejas artesanais.- Apresentar conceitos de canais de venda e papel das equipes de FoH na jornada do cliente, abordando perfil, habilidades e atitudes dos recursos humanos.- Aprofundar a compreensão das necessidades específicas dos negócios em relação as equipes, ajustando o perfil de pessoal e conteúdo do treinamento. A eficácia do treinamento.- Formatação de treinamento, conteúdos e ferramentas. Treinamento inicial, manutenção e treinamento continuado.- Provocar no aluno reflexões sobre a importância do controle de estoque e compra para que o negócio seja lucrativo.- Apresentar boas práticas de gestão de estoque para operações de Bares e Brewpubs .- Apresentar ferramentas de controles e análises para tomadas de decisões visando manter os custos sob controle e gerar lucro .- Demonstrar através de relatórios, análises que possam ser utilizadas no dia a dia do negócio.- Apresentar o que é CMV, como calcular e qual a importância desse indicador- Apresentar cálculos de estoque mínimo e máximo para estimativas de compras .- Apresentar processos e sitemas para implantação do controle de estoque e compras.- Apresentar indicadores médios do mercado para CMV, CMO e Primes Cost .- Provocar no aluno reflexões sobre a importância do controle financeiro para a longevidade do negócio. Motivo que muitos bares não passam de 2 anos.- Apresentar boas práticas no BoH (Back of the House) para gestão financeira das operações de Bares e Brewpubs .- Apresentar ferramentas de controles e análises para identificar e classificar custos, e com isso tomar decisões sem achismos, manter os custos sobre controle e gerar lucro .- Apresentar o que é Fluxo de Caixa, DRE e relatórios acessórios .- Apresentar como estruturar uma rotina administrativa financeira:• TESOURARIA• CONTAS A PAGAR/RECEBER• CONCILIAÇÃO BANCÁRIA• CLASSIFICAÇÃO DE ENTRADAS E SAÍDAS• O QUE É DRE? EXEMPLO DO RELATÓRIO• ANÁLISE DE RESULTADOS DE CASE REAL- Apresentar processos e sistemas para implantação do controle financeiro .- Apresentar indicadores médios do mercado . Objetivo Ao final da aula o aluno será capaz de:• Definir o perfil da equipe de FoH mais adequada para o negócio;• Elaborar um plano de capacitação otimizado para suas necessidades, definindo estratégias e ferramentas;• Realizar a gestão eficiente do plano de treinamento;• Saber o que é CMV, como calcular e para que usar esse indicador ;• Implantar processos de controle de estoque e compras ;• Cálculo para estoque mínimo e máximo ;• Avaliar principais indicadores de controles de estoque e compras ;• Saber o que é Fluxo de Caixa, DRE e Margem de Contribuição. Como calcular e para que usar esse indicador ;• Mapear custos diretos e indiretos (cmv, cmo e prime cost)• Avaliar principais indicadores financeiros e como agir. Capacitar os alunos na formatação e gestão de um programa de treinamentos eficaz e adequado a cada perfil de negócio, compreendendo o papel da brigada de FoH na dinâmica de negócios e na rentabilidade. Capacitar os alunos para implantar controles de estoque, compras e auditar os processos para que o negócio seja lucrativo. Capacitar os alunos para implantar controles de financeiro e auditar os processos para que o negócio possa ser autossuficiente e gere lucro. Conscientizar o aluno a separar as despesas pessoais e despesas da empresa . Conteúdo 1. Conceitos básicos de serviço de sala e brigada.1.1- A estrutura de um serviço de A&B;1.2 – Atribuições e responsabilidades;1.3 – Serviço de cervejas especiais; 2. Tipos de negócio e canais de venda.2.1 - Brewpubs, bares, cervejarias;2.2 – Público alvo 3. A importância do Treinamento.3.1 - FoH como agente de vendas e mkt;3.2 - materialização da proposta da casa;3.3 – Encantamento; 4. Atitude e Habilidades.4.1 – Construção do perfil;4.2 – Habilidades e Comportamentos; 5. Quem treinar.5.1 - Estrutura da equipe;5.2 - demandas;5.3 - pontos críticos;5.4 - personalização. 6. Formatando o treinamento.6.1 – Objetivos;6.2 – Carga horária e duração;6.3 – Alvos e KPIs 7. Conceitos do treinamento.7.1 – Um programa de treinamento bem sucedido;7.2 – Confiança; 8. Treinamento Inicial.8.1 - O básico necessário para cada tipo de negócio;8.2 - Estabelecer próximos passos 9. Treinamento continuado.9.1 - Mantendo a proficiência;9.2 - Subindo a régua 10. Solução de problemas e conflitos.10.1 – Comunicação;10.2 - Problemas de produto;10.3 - Problemas de serviço. 11. Reflexões sobre a gestão de estoque.11.1 - Como é o dia a dia da gestão de estoque de um bar ou brewpub. Utopia x Realidade . 12. O que é CMV12.1 - Conceito de CMV, como calcular e fazer bom uso desse indicador. 13. Processos, ferramentas e sistemas para controles . 14. Relatórios e análises de números e indicadores .14.1 - VARIAÇÕES ;14.2 - ENTRADA DE NOTAS / DIVERGÊNCIAS ;14.3 - ABC DE COMPRAS ;14.4 - ABC DE FORNECEDORES ;14.5 - CMV REAL X TEÓRICO ;14.6 - SUGESTÃO DE COMPRAS ;14.7 - INFLAÇÃO / ÚLTIMOS PREÇOS ;14.8 - CMO x PRIME COST . 15. Personas e Dicas para ir além .15.1 - Equipes e números integrados.15.2 - Dicas de Ouro e Bibliografia, sites, material de pesquisa e podcast. Aulas Outubro: 20, 22, 27, 29Novembro: 03, 05, 10, 12, 17, 19  Horário das 20 às 22 hs Carga horária 20 horas - EAD Material Didático Apostila digital Público-alvo Profissionais do mercado cervejeiro, cervejeiros em busca de atualização, cervejeiros caseiros, sommeliers, empreendedores do mercado cervejeiro , profissionais e empreendedores do mercado de bares e restaurantes. Professores Fernando Carvalho e André Ramos Coordenação Geral Alfredo Ferreira Certificação Instituto da Cerveja Brasil Política de cancelamentoA desistência do curso deverá ser solicitada formalmente, através do e-mail financeiro@institutodacerveja.com.br. Caso o cancelamento seja solicitado menos de 7 dias úteis antes do inicio, o Instituto da Cerveja devolverá 70% do valor pago descontado-se a taxa de transferência e 15% da nota fiscal. Caso o aluno desista após o inicio, este se obriga ao pagamento de 50% do valor remanescente, a título de ressarcimento ao Instituto da Cerveja, visto que não é possível angariar novo estudante após o curso iniciado, além da taxa de 15% referente à nota fiscal. Importante ressaltar que o Instituto da Cerveja não trabalha com trancamento de curso.