Preparar o aluno - de forma abrangente - para o competitivo mercado de food service. Na análise mais específica, ele irá aprender sobre as particularidades de comércios cervejeiros artesanais, setor com robusto crescimento nos últimos anos e que está inserido no imenso universo da gastronomia e do lazer. Cada aluno, seja ele um empreendedor já estabelecido ou entrante, ao final do curso estará mais capacitado para avaliar riscos e oportunidades, estando melhor preparado para a tomada de decisões, tanto estratégicas quanto rotineiras, neste dinâmico ramo de negócios.
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EMENTA

Amplo estudo sobre o empreendedorismo no mercado de cerveja artesanal brasileiro, com foco em operaçõess on trade (comércios cervejeiros) de pequeno e médio portes, abordando erros e acertos durante o "boom" dos últimos 10 anos, extraindo lições e aprendizados associados à entrega de ferramentas de governança, boas práticas administrativas e gerenciais, caminhos e soluções na condução de empresas, operações e negócios cervejeiros.

 

Tudo isto contextualizado no “novo normal” imposto pelo advento da Covid-19, que a partir de março de 2020 nos apresentou uma enorme carga de desafios adicionais, nos obrigando a reorientarmos muitas de nossas práticas “antigas”, nos provocando – daqui para frente - a transformarmos as adversidades em oportunidades.

 

O curso está estruturado em três módulos que são os seus eixos principais:

MÓDULO 01: EMPREENDEDORISMO

MÓDULO 02: PREVISÕES, APOSTAS E TENDÊNCIAS DE MERCADO

MÓDULO 03: POR DENTRO DE OPERAÇÕES DE BREWPUBS, BARES CERVEIROS E SIMILARES

 

OBJETIVO

 Ao final da aula o aluno será capaz de:

• Estar apto a avaliar realisticamente as condições de sua empresa (ou projeto) através da aplicação da ferramenta S.O.W.T. adequada às características do setor;

• Estar preparado para posicionar (ou reposicionar) seu negócio de forma mais competitiva no volátil mercado atual;

• Estruturar e aplicar fundamentos básicos de delivery próprio ou terceirizado;

• Estruturar e aplicar fundamentos básicos de marketing digital;

• Dominar conceitos de bom atendimento e de hospitalidade;

• Otimizar recursos, reduzir custos e aumentar margens através da aplicação de planejamento estratégico e de procedimentos operacionais.

 

CONTEÚDO

01. Empreendedorismo.

Empreendedorismo é um tema amplo e complexo e que aqui abordamos com foco no mercado cervejeiro brasileiro:

- O que define empreendedorismo?

- Empreendedorismo clássico.

- Contextualizando o empreendedorismo cervejeiro artesanal brasileiro recente.

- Players relevantes.

- Por que NÃO empreender.

- Por que empreender.

- Atitudes empreendedoras.

 

02. Previsões, apostas e tendências de mercado.

Numa era de tantas incertezas (dramaticamente acentuadas pela Covid) e de tantas transformações aceleradas, quais referencias ainda temos, qual a “bússola” para nos guiarmos? Neste módulo buscamos separar o que é modismo do que é e/ou será perene no mercado de food service, com foco no setor cervejeiro artesanal:

- Já é.

- Já era.

- Já vem.

- Ainda é.

- Como será?

- Aula bônus: Marketing digital com foco em redes sociais (Prof. Jéssica Lopes)

 

3. Por dentro de operações de brewpubs, bares cervejeiros e similares.

Através da aplicação da ferramenta de análise S.W.O.T. (Forças, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças), avaliamos o conjunto de variáveis que impactam no dia a dia da operação:

i) aspectos estratégicos, estruturais e funcionais;

ii) ambientes macro e micro;

iii) fatores externos e internos:

 

- Conceito e/ou tipo de operação central (brewpub, pub/bar cervejeiro artesanal, restaurante com carta de cervejas especiais ...)

- Como desenvolver um plano de negócio factível (seu plano cabe no seu bolso?)

- Planta fabril/instalações em conformidade (brewpubs)

- Sistema de extração de chope (câmara fria, plano de assepsia de linhas ...)

- Áreas de produção (cozinha própria completa ou de finalização, terceirizado/food truck ...)

- Áreas de serviço ao cliente (salão/salões, bar/balcão, lojinha, parklet ...)

- Áreas de delivery (plataforma/interface/atendimento, produção, embalagem, expedição ...)

- Estrutura administrativa.

- Estrutura de almoxarifado/estoque.

- Estrutura de conservação/manutenção.

- Aula bônus: Delivery: ontem, hoje e amanhã (Prof. Edrey Momo)

- Aula bônus: Atendimento e hospitalidade (Prof. Edu Passarelli)

 

4. Personas e Dicas para ir além

Equipes e números integrados. Dicas de Ouro e Bibliografia, sites, material de pesquisa e poadcast para ir além da aula.

 

Aulas

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Horário

das 20 às 22 hs

 

Carga horária

24 horas - EAD

 

Material Didático

Apostila digital (.pdf)

 

Público-alvo

Profissionais do mercado cervejeiro, cervejeiros em busca de atualização, cervejeiros caseiros, sommeliers, empreendedores do mercado cervejeiro , profissionais e empreendedores do mercado de bares e restaurantes.

 

Professores

Marcus Ribas, Edu Passarelli, Edrey Momo, Jessica Lopes

 

Coordenação Geral

Estacio Rodrigues e Leandro Viu

 

Coordenação Local

Leandro Viu

 

Certificação

Instituto da Cerveja Brasil

 

Política de cancelamento

A desistência do curso deverá ser solicitada formalmente, através do e-mail financeiro@institutodacerveja.com.br. Caso o cancelamento seja solicitado menos de 7 dias úteis antes do inicio, o Instituto da Cerveja devolverá 70% do valor pago descontado-se a taxa de transferência e 15% da nota fiscal. Caso o aluno desista após o inicio, este se obriga ao pagamento de 50% do valor remanescente, a título de ressarcimento ao Instituto da Cerveja, visto que não é possível angariar novo estudante após o curso iniciado, além da taxa de 15% referente à nota fiscal. Importante ressaltar que o Instituto da Cerveja não trabalha com trancamento de curso.