Blog

Blog

(11) 93010 2868

Com o que combina? Aprenda a harmonizar as cervejas escuras

Publicado em 27.02.2017
Com o que combina? Aprenda a harmonizar as cervejas escuras
Harmonizações Instituto da Cerveja

Elaboradas com malte tostado, as cervejas escuras remetem à café, cacau e, muitas vezes, chocolate. Mas, afinal, como harmonizar cerveja escura com comida?

Elaboradas com malte tostado, as cervejas escuras remetem à café e cacau e chocolate muitas vezes. Elas vêm ganhando a preferência de muitos consumidores por suas características cheias de personalidade. Porém, há sempre uma dúvida recorrente nesse caso: afinal, como harmonizar cerveja escura com comida?

 
Para chegar à resposta para essa pergunta, é importante saber algumas dicas básicas e apreciar cervejas e boa gastronomia. Assim, você estará apto a criar e experimentar diferentes combinações, descobrindo aos poucos quais delas são as suas preferidas.
 
Que tal começar já? Acompanhe este post e conheça algumas dicas para harmonizar a cerveja escura!
 
Os principais tipos: porters e stouts
 
A cerveja do tipo porter foi criada na Inglaterra, no século XVIII, e é assim chamada pois era muito consumida pelos trabalhadores de portos britânicos. Após um longo dia de trabalho pesado, beber um copo de cerveja era um alento nos momentos de descanso. Elas, em geral, vão do marrom castanho ao escuro e se caracterizam pelo marcante aroma de cacau e chocolate e baixo aroma de lúpulo.
 
As stouts, mais escuras e intensas em torra, foram criadas como um subestilo das porters. Apresentam notas que remetem mais ao café expresso e podem variar de intensidade alcoólica e de corpo.
 
Tipos de combinações
 
Em geral, a harmonização de bebidas como a cerveja pode ser feita a partir de 4 princípios diferentes: equilíbrio de forças, semelhanças, contrastes e complementação.
 
A harmonização por contraste se baseia na ideia de contrapor características da bebida e do prato. Assim, uma cerveja com amargor de tosta poderia ser constratada por uma sobremesa doce, ou uma bebida ácida seria um contraponto interessante a um prato muito gorduroso.
 
Já a harmonização por semelhança busca combinações nas quais a bebida e a comida tenham características similares. Por exemplo, uma cerveja stout com fortes notas de cacau e café e uma sobremesa rica em chocolate, como uma mousse de chocolate amargo.
 
Para harmonizar a cerveja escura
 
Apresentamos a seguir algumas harmonizações recomendadas para as cervejas porter e stout. Lembre-se de que as características de cada cerveja poderem variar bastante conforme a marca e estilo escolhido, então o ideal é se atentar à todas as características do rótulo para conhecer melhor as combinações perfeitas para cada um.
 
Carnes grelhadas
 
O sabor tostado da bebida é uma boa combinação com carnes e vegetais grelhados no fogo. As carnes defumadas ou preparadas com molho barbecue também são um interessante acompanhamento para as Porters, menos tostadas.
 
Queijos
 
Queijos de sabor mais intenso e longo tempo de maturação, como o gorgonzola, o gouda maturado ou o parmesão, são combinações interessantes com cervejas escuras e potentes. As notas de nozes e sabor tostado aproximam comida e bebida. Lembre-se de se atentar ao teor de gordura do queijo e ao álcool da cerveja.
 
Sobremesas com chocolate
 
Seja uma mousse, um bolo, um petit gateau ou torta de chocolate, as cervejas escuras e mais alcoólicas normalmente harmonizam bem com esses tipos de doce.
 
Sobremesas com frutas
 
As cervejas escuras são interessantes na companhia de sobremesas com frutas, principalmente veremelhas como cheesecakes com calda de frutas e outras preparações com frutas em calda.
Gostou das dicas para harmonizar a cerveja escura? Se você é fã de cervejas e gostaria de se aprofundar no assunto, uma dica é sempre buscar cursos diversos sobre o tema.
 
Para receber mais conteúdos como este, curta a nossa página no Facebook e vire um expert no assunto!
 
 

Fonte: Instituto da Cerveja