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Gestão de Bares e Brewpubs - da Administração à Hospitalidade

Gestão de Bares e Brewpubs - da Administração à Hospitalidade
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São Paulo, SP 25 de Outubro de 2021 as 19:00 Noite
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Com foco na competitividade, o curso busca capacitar os alunos a atuar em aspectos fundamentais tanto do atendimento ao público quanto da gestão financeira. Este processo envolve compreender a formatação, implantação e gestão de um programa de treinamentos de brigada eficaz e adequado a cada perfil de negócio, assim como a importância do papel da brigada na dinâmica e na rentabilidade da operação. Também objetiva capacitar os alunos na compreensão e utilização das adequadas técnicas e ferramentas de controle e gestão financeira, possibilitando a auditoria dos processos para que o negócio possa ser auto suficiente e gerar lucro.

Ementa

- Apresentar conceitos básicos sobre serviço de cervejas e estrutura do FoH(Front of the House) em operações comerciais de cervejas artesanais.

- Apresentar conceitos de canais de venda e papel das equipes de FoH na jornada do cliente, abordando perfil, habilidades e atitudes dos recursos humanos.

- Aprofundar a compreensão das necessidades específicas dos negócios em relação as equipes, ajustando o perfil de pessoal e conteúdo do treinamento. A eficácia do treinamento.

- Formatação de treinamento, conteúdos e ferramentas. Treinamento inicial, manutenção e treinamento continuado.

- Provocar no aluno reflexões sobre a importância do controle de estoque e compra para que o negócio seja lucrativo.

- Apresentar boas práticas de gestão de estoque para operações de Bares e Brewpubs .

- Apresentar ferramentas de controles e análises para tomadas de decisões visando manter os custos sob controle e gerar lucro .

- Demonstrar através de relatórios, análises que possam ser utilizadas no dia a dia do negócio.

- Apresentar o que é CMV, como calcular e qual a importância desse indicador

- Apresentar cálculos de estoque mínimo e máximo para estimativas de compras .

- Apresentar processos e sitemas para implantação do controle de estoque e compras.

- Apresentar indicadores médios do mercado para CMV, CMO e Primes Cost .

- Provocar no aluno reflexões sobre a importância do controle financeiro para a longevidade do negócio. Motivo que muitos bares não passam de 2 anos.

- Apresentar boas práticas no BoH (Back of the House) para gestão financeira das operações de Bares e Brewpubs .

- Apresentar ferramentas de controles e análises para identificar e classificar custos, e com isso tomar decisões sem achismos, manter os custos sobre controle e gerar lucro .

- Apresentar o que é Fluxo de Caixa, DRE e relatórios acessórios .

- Apresentar como estruturar uma rotina administrativa financeira:

• TESOURARIA

• CONTAS A PAGAR/RECEBER

• CONCILIAÇÃO BANCÁRIA

• CLASSIFICAÇÃO DE ENTRADAS E SAÍDAS

• O QUE É DRE? EXEMPLO DO RELATÓRIO

• ANÁLISE DE RESULTADOS DE CASE REAL

- Apresentar processos e sistemas para implantação do controle financeiro .

- Apresentar indicadores médios do mercado .

 

Objetivo

Ao final da aula o aluno será capaz de:

• Definir o perfil da equipe de FoH mais adequada para o negócio;

• Elaborar um plano de capacitação otimizado para suas necessidades, definindo estratégias e ferramentas;

• Realizar a gestão eficiente do plano de treinamento;

• Saber o que é CMV, como calcular e para que usar esse indicador ;

• Implantar processos de controle de estoque e compras ;

• Cálculo para estoque mínimo e máximo ;

• Avaliar principais indicadores de controles de estoque e compras ;

• Saber o que é Fluxo de Caixa, DRE e Margem de Contribuição. Como calcular e para que usar esse indicador ;

• Mapear custos diretos e indiretos (cmv, cmo e prime cost)

• Avaliar principais indicadores financeiros e como agir.

 

Capacitar os alunos na formatação e gestão de um programa de treinamentos eficaz e adequado a cada perfil de negócio, compreendendo o papel da brigada de FoH na dinâmica de negócios e na rentabilidade.

 

Capacitar os alunos para implantar controles de estoque, compras e auditar os processos para que o negócio seja lucrativo.

 

Capacitar os alunos para implantar controles de financeiro e auditar os processos para que o negócio possa ser autossuficiente e gere lucro.

 

Conscientizar o aluno a separar as despesas pessoais e despesas da empresa .

 

Conteúdo 

1. Conceitos básicos de serviço de sala e brigada.

1.1- A estrutura de um serviço de A&B;

1.2 – Atribuições e responsabilidades;

1.3 – Serviço de cervejas especiais;

 

2. Tipos de negócio e canais de venda.

2.1 - Brewpubs, bares, cervejarias;

2.2 – Público alvo

 

3. A importância do Treinamento.

3.1 - FoH como agente de vendas e mkt;

3.2 - materialização da proposta da casa;

3.3 – Encantamento;

 

4. Atitude e Habilidades.

4.1 – Construção do perfil;

4.2 – Habilidades e Comportamentos;

 

5. Quem treinar.

5.1 - Estrutura da equipe;

5.2 - demandas;

5.3 - pontos críticos;

5.4 - personalização.

 

6. Formatando o treinamento.

6.1 – Objetivos;

6.2 – Carga horária e duração;

6.3 – Alvos e KPIs

 

7. Conceitos do treinamento.

7.1 – Um programa de treinamento bem sucedido;

7.2 – Confiança;

 

8. Treinamento Inicial.

8.1 - O básico necessário para cada tipo de negócio;

8.2 - Estabelecer próximos passos

 

9. Treinamento continuado.

9.1 - Mantendo a proficiência;

9.2 - Subindo a régua

 

10. Solução de problemas e conflitos.

10.1 – Comunicação;

10.2 - Problemas de produto;

10.3 - Problemas de serviço.

 

11. Reflexões sobre a gestão de estoque.

11.1 - Como é o dia a dia da gestão de estoque de um bar ou brewpub. Utopia x Realidade .

 

12. O que é CMV

12.1 - Conceito de CMV, como calcular e fazer bom uso desse indicador.

 

13. Processos, ferramentas e sistemas para controles .

 

14. Relatórios e análises de números e indicadores .

14.1 - VARIAÇÕES ;

14.2 - ENTRADA DE NOTAS / DIVERGÊNCIAS ;

14.3 - ABC DE COMPRAS ;

14.4 - ABC DE FORNECEDORES ;

14.5 - CMV REAL X TEÓRICO ;

14.6 - SUGESTÃO DE COMPRAS ;

14.7 - INFLAÇÃO / ÚLTIMOS PREÇOS ;

14.8 - CMO x PRIME COST .

 

15. Personas e Dicas para ir além .

15.1 - Equipes e números integrados.

15.2 - Dicas de Ouro e Bibliografia, sites, material de pesquisa e podcast.

 

Aulas

Outubro - 25 e 27.

Novembro - 03, 08 e 10.

 

Horário

das 19 às 23 h

 

Carga horária

20 horas - 100% presencial

 

Material Didático

Apostila impressa

 

Público-alvo

Profissionais do mercado cervejeiro, cervejeiros em busca de atualização, cervejeiros caseiros, sommeliers, empreendedores do mercado cervejeiro , profissionais e empreendedores do mercado de bares e restaurantes.

 

Professores

Fernando Carvalho e André Ramos

 

Coordenação Geral

Estacio Rodrigues

 

Coordenação Local

Leandro Viu

 

Certificação

Instituto da Cerveja Brasil

 

Política de cancelamento

A desistência do curso deverá ser solicitada formalmente, através do e-mail financeiro@institutodacerveja.com.br. Caso o cancelamento seja solicitado menos de 7 dias úteis antes do inicio, o Instituto da Cerveja devolverá 70% do valor pago descontado-se a taxa de transferência e 15% da nota fiscal. Caso o aluno desista após o inicio, este se obriga ao pagamento de 50% do valor remanescente, a título de ressarcimento ao Instituto da Cerveja, visto que não é possível angariar novo estudante após o curso iniciado, além da taxa de 15% referente à nota fiscal. Importante ressaltar que o Instituto da Cerveja não trabalha com trancamento de curso.

 

 

Instituto da Cerveja Brasil Av. das Carinás, 417 - Moema - São Paulo, SP - CEP 04086-010