Blog

Blog

(11) 93010 2868

Rodrigo Sawamura vence 3º Campeonato Brasileiro de Sommeliers de Cervejas

Publicado em 12.05.2016
Rodrigo Sawamura vence 3º Campeonato Brasileiro  de Sommeliers de Cervejas
Novidades Instituto da Cerveja

Rodrigo Sawamura vence 3º Campeonato Brasileiro de Sommeliers de Cervejas O paulistano ganhou a disputa acirrada entre outros quatro finalistas e embarca para o Vale de Yakima, centro mundial de produção de lúpulo nos Estados Unidos

Rodrigo Sawamura ganhou a final do 3º Campeonato Brasileiro de Sommeliers de Cerveja que aconteceu no domingo, dia 24 de abril, no Instituto da Cerveja Brasil. Além do título que o reconhece como melhor Sommelier do país, Sawamura ganhou uma viagem de cinco dias com passagem, hospedagem e cursos no Vale de Yakima, maior região produtora de lúpulo dos Estados Unidos. Rodrigo vai percorrer todas as instalações da Barth Haas, ou The Barth-Haas Hops Academy, como é conhecido o grupo líder em produção, reprodução, processamento de lúpulo, serviços de armazenagem e logística, tecnologias de P&D e aplicações para a indústria cervejeira.

 
Sommelier de Cervejas pela ABS-Instituto da Cerveja, formado em Engenharia de Alimentos pela UNESP e Cozinheiro Chef Internacional pelo Senac, Rodrigo Sawamura, 37 anos, atuou por nove anos na área de vendas de equipamentos para indústria cervejeira, com sistemas de microfiltração de chopp. Atualmente, é sócio do portal www.oschefs.com.br e do bar Balcão 304, além de Colunista da Revista Beer Brasil. Além de vencer este Campeonato, Rodrigo ficou em 3° Lugar no Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas 2015 e em 4° no Campeonato Mundial de Sommelier de Cervejas 2015. Entre os cursos realizados pelo vencedor deste ano do campeonato, estão: Sommelier de Cerveja - ABS/ICB; Esp. Análise Sensoria e Off Flavors - ICB; Mestre em Estilos - ICB; e Tecnologia Cervejeira – ICB.
 
Promovido pelo Instituto da Cerveja Brasil e pela Associação Brasileira de Sommeliers, de São Paulo, o campeonato englobou quatro provas que focam na expertise de quem trabalha na área: desde a identificação de estilos de cervejas e defeitos sensoriais à degustação. "Acho que eventos como o Campeonato Brasileiro de Sommeliers de Cerveja servem para constatar que o mercado de cerveja artesanal está evoluindo. A qualidade técnica dos participantes evolui a cada ano! Além disso, acredito que o Campeonato estimule e incentive os entusiastas a, cada vez mais, aprofundarem seus conhecimentos, seja frequentando os mais diversos cursos voltados à formação 'cervejeira' disponíveis hoje no mercado, seja consumindo, por conta própria, cervejas especiais, o que é extremamente benéfico para nosso mercado", disse Rodrigo.
 
 
Colocação final:
Primeiro lugar - Rodrigo Sawamura (campeão)
Segundo lugar - Jaimes Almeida Neto
Terceiro lugar - Elias Toffannetto Varella
Quarto lugar - Marco Mammoli Filho
Quinto lugar - Pedro Seriguhelli da Rocha Paranhos
 

Fonte: Instituto da Cerveja