Blog

Blog

(11) 93010 2868

Entenda a importância do glassware para um sommelier de cerveja profissional

Publicado em 09.04.2021
Entenda a importância do glassware para um sommelier de cerveja profissional
Dicas Kathia Zanatta

Você sabia que o glassware é um dos conhecimentos necessários para um sommelier de cerveja profissional? A taça onde a cerveja é servida pode influenciar a experiência do consumidor tanto quanto a própria bebida. Entenda o motivo no artigo de hoje!

Entenda a importância do glassware para um sommelier de cerveja profissional

 

Seja qual for o nicho de atuação escolhido por um sommelier de cerveja profissional, é seguro afirmar que esse especialista precisará ser versátil e ávido por aprendizado. O motivo é simples: o universo cervejeiro é amplo, envolvendo os mais variados ramos! Para se dar bem em seus segmentos, é necessário ter uma visão real e abrangente da profissão. Apenas assim o sommelier de cerveja estará apto a trabalhar em lojas, bares, restaurantes, distribuidores, importadoras e até cervejarias artesanais.

 

Dentre os muitos conhecimentos necessários para profissionalizar sua paixão por cervejas, um deles muitas vezes passa despercebido - embora seja essencial. Estamos falando sobre as melhores práticas do glassware e como elas afetam a experiência do público!

 

Por que o sommelier de cerveja profissional precisa entender de glassware?

 

“A utilização correta de copos no serviço da cerveja interfere diretamente na percepção sensorial da bebida pelo consumidor. Aroma, sabor e sensações são recebidos em intensidades diferentes dependendo de diversos fatores como se o copo é mais longilíneo ou mais bojudo, com boca mais larga ou mais estreita, propício para uma maior ou menor estabilidade de espuma.”

 

Como destacou a Kathia Zanatta, Sommelière de Cerveja e Mestre Cervejeira, além deprofessora aqui no ICB; o glassware é muito mais do que “vidraçarias”. O termo inglês se refere à vasta gama de copos que substituem a tradicional garrafa. A taça certa pode trazer mais sofisticação e transformar a percepção de quem degusta, porque:

 

1- Os aromas tem espaço para expandir, fazendo com que a pessoa possa perceber melhor os aromas da cerveja que está prestes a beber;

 

2- Aspectos visuais da cerveja, como sua cor, espuma e turbidez ficam muito mais perceptíveis (já que o vidro permite uma visão clara e limpa da bebida). Assim, o consumidor pode apreciar as muitas nuances da cerveja antes de ingeri-la.

 

Sendo assim, o sommelier de cerveja profissional deve saber identificar, diferenciar e escolher a taça adequada para a cerveja que pretende usar em um evento ou degustação, por exemplo. Sabendo disso, nosso time de técnicos e professores listou alguns dos itens essenciais para o jogo de copos de um sommelier de cerveja, bem como o estilo de cerveja mais indicado para cada tipo. Confira:

 

6 taças essenciais para um sommelier de cerveja profissional

 

 

Como você já deve ter percebido, seguir nessa carreira exige conhecimento e uma boa base teórica. Para isso, você pode contar com nosso Curso Profissional Sommelier de Cervejas! Com 100 horas de imersão e degustação de mais de 80 cervejas, você será capacitado nos mais variados temas relacionados ao universo cervejeiro, para atuar como sommelier de cerveja ou consultor/assessor nos diversos segmentos do mercado. Aprenda conceitos, análises técnicas, harmonizações e mais:

 

 

Se você gostou desse conteúdo, siga também nossos perfis no Facebook e Instagram para acompanhar tudo o que produzimos! Aproveite para também entrar em contato com os especialistas do Instituto da Cerveja de saber mais sobre nossos cursos de capacitação.

 

 

 

 

Fonte: ICB