Blog

Blog

(11) 93010 2868

Conheça as principais curiosidades do World Beer Awards 2017

Publicado em 20.11.2017
Conheça as principais curiosidades do World Beer Awards 2017
Novidades Instituto da Cerveja

Se você é um especialista no assunto ou apenas quer entender mais sobre como os rótulos são reconhecidos pelo mercado, este texto é para você. Conheça agora as principais curiosidades sobre o World Beer Awards 2017

As premiações são uma importante forma de reconhecer o trabalho de uma pessoa ou empresa. Com as cervejas não é diferente. Ao redor do mundo, existem instituições que elegem as melhores bebidas, de acordo com os parâmetros que elas determinam como importantes.

 

Assim como acontece com os esportes, existem algumas grandes competições mundiais cervejeiras. Se você é um especialista no assunto ou apenas quer entender mais sobre como os rótulos são reconhecidos pelo mercado, este texto é para você.

 

Conheça agora as principais curiosidades sobre o World Beer Awards 2017.

 

O que é o World Beer Awards?

 

O World Beer Awards é uma premiação que reúne as melhores cervejas do mundo. As bebidas são escolhidas de acordo com categorias próprias, baseadas em características sensoriais.

 

O prêmio tem como objetivo principal reconhecer e incentivar o consumo de cervejas de qualidade. Além disso, ele ajuda a promover o desenvolvimento do mercado, em uma esfera global. Ou seja, incentiva os produtores a correrem atrás da melhor fórmula possível — aquela

que represente o verdadeiro espírito cervejeiro.

 

Quais são as categorias premiadas?

 

Apesar de existirem vários estilos de cerveja, com diferentes características, as categorias do World Beer Awards são mais amplas. Isto é, compreendem os grandes grupos de cervejas e suas variações. Veja quais são essas categorias:

 

Melhor cerveja escura do mundo;

Melhor cerveja com adição de sabor (flavoured) do mundo;

Melhor cerveja lager do mundo;

Melhor cerveja clara do mundo;

Melhor cerveja sour (ácida) do mundo;

Melhor cerveja specialty do mundo;

Melhores cervejas Stout e Porter do mundo;

Melhor cerveja de trigo do mundo.

 

Dentro de cada uma dessas categorias existem pequenas variações e subcategorias. Por exemplo, as cervejas com adição de sabor são divididas entre: chocolate e café, frutas e vegetais, ervas aromáticas e temperos, mel, defumadas e envelhecidas em madeira.

 

Como funciona a avaliação?

 

Os juízes são especialistas reconhecidos no mercado, com larga experiência e formação na área. Por isso, podem julgar com intimidade as bebidas, de acordo com as características de cada categoria.

 

Todo o julgamento para definir quais são as cervejas vencedoras funciona em três etapas:

A primeira define as bebidas vencedoras de cada país inscrito. Em seguida, as selecionadas são provadas novamente, para definir quais são as melhores em cada subcategoria no mundo inteiro.

 

Por fim, as vencedoras da segunda fase são colocadas à prova, para que cada categoria tenha uma vencedora.

 

Dessa forma, existirão 8 grandes vencedoras e outras 46, nas subcategorias.

 

Apenas os líquidos são avaliados?

 

Dentro das oito grandes categorias, apenas as bebidas são julgadas. Porém, existe uma categoria extra, em que são julgados os atributos de design da bebida. Ou seja, é levado em consideração o visual das embalagens.

 

Os concorrentes podem se inscrever para:

 

Melhor design de lata;

Melhor projeto de garrafa;

Melhor design de etiquetas;

Melhor coleção de cervejas;

Melhor design de pacotes.

 

Nesse caso, são considerados outros elementos importantes, para o aprimoramento da experiência de quem compra a cerveja. São elementos como: funcionalidade, forma, texturas, qualidade da impressão e rotulagem.

 

O World Beer Awards 2017 premiou as melhores cervejas colocadas à venda neste ano. Além de representar a melhor vitrine possível para as cervejarias, a premiação também incentiva o desenvolvimento do mercado.

 

Você se interessaria por outros assuntos do mundo cervejeiro? Assine nossa newsletter e receba mais artigos originais na sua caixa de e-mail. Até a próxima!

 

 

Fonte: Instituto da Cerveja