Blog

Blog

(11) 93010 2868

Cerveja Dá Barriga?

Publicado em 17.11.2017
Cerveja Dá Barriga?
Dicas Instituto da Cerveja

Quem nunca ouviu a expressão "barriga de cerveja"? Não há como negar a existência de uma falsa crença de que cerveja é uma bebida bastante calórica e dá barriga, não é? Então leia esse texto e fique por dentro do assunto!

Série Cerveja e Saúde – Verdades e Mitos

Por Dr. Pedro Veronese, médico, beer sommelier e mestre em estilos cervejeiros
 
Quem nunca ouviu aquela famosa expressão: “isso ai é barriga de cerveja!!!” Não há como negar a existência de uma falsa crença de que cerveja é uma bebida bastante calórica e dá barriga.
 
Convido os leitores para examinar essa questão com um pouquinho mais de cuidado.
 
É claro que as calorias de uma latinha de cerveja variam de acordo com o produto escolhido. Portanto, fui pesquisar as seis cervejas mais consumidas no Brasil e o valor calórico de cada uma delas (tabela 1).  
 
As 6 cervejas mais consumidas no Brasil Calorias em 350 mL  (Kcal) 
 
1. Skol 147
2. Brahma 151
3. Antártica 147
4. Schin 137
5. Itaipava 102
6. Kaiser 151
 
Média 139
 
 Conforme demonstrado na tabela 1, em média, o valor calórico de 350 mL de cerveja é 139 Kcal. Isso é muito? Isso é pouco? Para termos parâmetros vamos avaliar outras bebidas não alcoólicas (tabela 2).
 
Outros produtos Calorias em 350 mL (Kcal) 
 
Suco de uva integral 234
Leite integral 203
Leite semidesnatado 145
Leite desnatado 129
 
Todo mundo que pensa em dieta, perder peso, saúde....pensa imediatamente em sucos naturais e leite semidesnatado ou desnatado. Vejamos a comparação: 350 mL de suco de uva integral SEM adição de açucar tem 234 Kcal.
 
A mesma quantidade de leite semidesnatado tem 145 Kcal vs 139 Kcal de uma cerveja convencional (em média). Portanto, fica claro que cerveja não é uma bebida calórica.
 
Vejamos o seguinte exemplo. Um homem de 70 Kg deve consumir, em média, 2.000 Kcal/dia. Se ele fizer uma ingesta moderada de cerveja por dia, o que corresponde a no máximo 2 latinhas/dia, terá ingerido apenas 13% das suas necessidades calóricas diárias.
 
Vejamos alguns estudos científicos sobre o tema. Pesquisadores da cidade de Copenhague na Dinamarca, após avaliarem uma séries de trabalhos sobre cerveja e obesidade, concluíram não haver associação entre o consumo de menos de 500 mL de cerveja/dia e ganho de peso, Nutrition Reviews® Vol. 71(2):67–87.
 
Desta forma, concluo que o consumo moderado e responsável de cerveja não contribui para a obesidade, porém quando ingerida em excesso e acompanhada de calóricas guloseimas, a cerveja pode ser uma vilã.
 
Gostaram? Sigam nossas redes sociais e fiquem por dentro de tudo que diz respeito ao mundo cervejeiro! =)
 
 

Fonte: Instituto da Cerveja