Blog

Blog

(11) 93010 2868

Por que os cursos no mercado cervejeiro estão em alta?

Publicado em 03.10.2017
Por que os cursos no mercado cervejeiro estão em alta?
Dicas Instituto da Cerveja Brasil

Leia o nosso post e conheça algumas das profissões dentro da área cervejeira e entenda o aumento da oferta de cursos especializados nos últimos anos.

Mesmo quem não presta muita atenção ao mercado cervejeiro já deve ter notado um aumento no interesse dos brasileiros pelas cervejas artesanais. Isso não é apenas uma impressão: o segmento está crescendo bastante nos últimos anos.

 

Segundo um estudo feito pelo Instituto da Cerveja, em 2010 existiam apenas 130 cervejarias artesanais no Brasil. Em 2015, esse número já era de 372 e a previsão é de que em 2017 o país chegue ou ultrapasse a marca de 550.

 

Com esse crescimento, a procura por cursos para quem quer seguir carreira também aumentou. Por isso, se você nunca pensou em trabalhar com cervejas artesanais, talvez essa seja uma boa hora para rever isso, já que as previsões para o mercado são bastante otimistas!

 

Conheça algumas das profissões dentro dessa área e entenda o aumento da oferta de cursos especializados nos últimos anos.

 

Mercado cervejeiro em crescimento

 

De acordo com um estudo, feito ao longo de dois anos pelo Instituto da Cerveja, nem a crise foi capaz de parar o crescimento desse mercado no Brasil. Por exemplo, de 2014 para 2015, a quantidade de cervejarias artesanais aumentou em 17% e esse índice continua crescendo.

 

A fatia que o segmento ocupa em toda a produção de cervejas no país ainda é pequena — o número era 0,7% em 2015 com estimativa de fechar 2017 com 1% — porém, é importante notar que a produção das cervejas mais comuns caiu nos últimos anos, enquanto as premium ganharam terreno. Ou seja, o público está exigindo produtos diferenciados e o mercado está respondendo de acordo.

 

Assim, para suprir essa demanda exigente e atender as expectativas de uma indústria que quer entregar produtos de qualidade e de valor agregado, é fundamental adquirir conhecimento específico na área.

 

Mais oportunidades de trabalho

 

Com o crescimento, profissões novas surgiram na área e muitas foram ampliadas. Os empregos disponíveis ocupam todas as etapas da cadeia de produção da cerveja.

É possível trabalhar com produção, distribuição e até com o atendimento ao público, nos bares e restaurantes especializados, por exemplo.

 

Uma das posições mais conhecidas é a de mestre cervejeiro, que é aquele profissional responsável por todo o processo produtivo da bebida, desde a elaboração de novas formulações, seleção e recebimento das matérias-primas até a fabricação, envase e controle de qualidade.

 

Na outra ponta da cadeia está o sommelier, que se especializa nos diferentes estilos da bebida e suas harmonizações. É ele, por exemplo, que recebe e estoca as cervejas e que monta a carta de cervejas de um bar ou de uma cervejaria. Na maioria dos casos, ele trabalha diretamente com o cliente final, fazendo indicações de acordo com o perfil do consumidor.

 

Além disso, dentro de uma cervejaria de pequeno e médio porte, muitas vezes, o sommelier e o mestre cervejeiro trabalham juntos avaliando e decidindo o estilo da cerveja.

 

O beer hunter é um profissional que precisa conhecer todo o mercado nacional e internacional, viajando em busca de novas marcas e sabores. Ele pode atuar em importadoras, procurando novos rótulos para serem adicionados ao portfólio da empresa.

 

Da mesma forma, o consultor analisa as mais variadas tendências e trabalha com cervejarias de vários tamanhos, promovendo a atualização das marcas, de acordo com os rumos do mercado.

 

Cursos para se especializar

 

Se você se interessou por alguma dessas profissões, talvez seja a hora de considerar um curso de especialização na área. A oferta cresceu bastante nos últimos anos justamente para acompanhar a demanda por pessoas mais qualificadas e por bebidas cada vez melhores.

 

Mesmo que você não queira trabalhar diretamente com isso, os cursos podem também ampliar seu conhecimento para saber como escolher os rótulos e os estilos que combinam com seu paladar.

 

Se você se interessa pelo assunto, não deixe nos seguir no Instagram e Facebook, para ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cervejeiro.

 

Fonte: Instituto da Cerveja Brasil