Blog

Blog

(11) 93010 2868

O que é um curso de Tecnologia Cervejeira?

Publicado em 19.04.2017
O que é um curso de Tecnologia Cervejeira?
Dicas Instituto da Cerveja Brasil

Se você é um curioso do mercado cervejeiro, acompanhe nosso post e conheça sobre o curso de Tecnologia Cervejeira!

O consumo e a produção de cerveja estão em amplo crescimento no Brasil. Segundo o portal do SEBRAE, a média de litros consumidos por habitante cresce anualmente. Devido ao grande desenvolvimento do setor, os empreendedores buscam agradar cada vez mais diversos tipos de público, através da produção de diferentes estilos de cerveja. 

 

A cerveja, em geral, tem grande apelo popular. De acordo com o IBOPE, a bebida está tão presente no gosto dos consumidores que, 64% dos entrevistados, definiram a cerveja como a preferida dos brasileiros na hora das comemorações.

 

Conhecer mais sobre a fabricação, os estilos das cervejas artesanais e, muitas vezes, produzir a sua própria cerveja, seja por hobby ou de maneira profissional, caiu no gosto dos brasileiros. E, para produzir uma cerveja de qualidade, já tem muita gente aprofundando seus conhecimentos em cursos mais tecnicos, como o Curso Avançado de Tecnologia Cervejeira, ministrado pelo

Instituto da Cerveja Brasil.

 

Se você é um desses curiosos, acompanhe nosso post e conheça sobre o curso de Tecnologia Cervejeira!

 

Afinal, o que é o Curso Avançado de Tecnologia Cervejeira?

 

Para quem busca iniciar a carreira em cervejarias de pequeno, médio e grande porte, ou profissionalizar seu negócio, o Curso Avançado de Tecnologia Cervejeira ajuda o aluno a realmente adquirir o conhecimento técnico sobre o assunto.

 

O curso tem como objetivo ensinar os principais conceitos teóricos e práticos de todo o processo produtivo, como: processos industriais, aspectos econômicos e legais, técnicas de produção, desenvolvimento de novos produtos e aspectos de qualidade físico-química, microbiológica e sensorial.

 

Dessa forma, o empreendedor fica apto a trabalhar como cervejeiro profissional.

 

Quais são os conhecimentos adquiridos?

 

Ao final do curso, o aluno conhece todos os parâmetros e especificações de qualidade de matérias-primas, insumos, processos, produto final e higienização, tornando-se competente a trabalhar nas diversas áreas de produção das cervejarias ou abrir a sua própria cervejaria.

 

Além disso, o estudante se torna apto a auxiliar no desenvolvimento de novos produtos e aperfeiçoar as receitas, melhorando a qualidade delas, além de adquirir conhecimento para avaliá-las sensorialmente, identificando os principais defeitos sensoriais e propondo avanços e melhorias.

 

Outro conhecimento adquirido é em relação aos processos de fabricação, assim, o aluno se torna capaz de auxiliar na otimização nos diversos segmentos da cervejaria.

 

Qual é o público-alvo?

 

O curso tem como público-alvo profissionais do mercado cervejeiro que estão em busca de atualização, ou seja, cervejeiros e empreendedores do mercado cervejeiro.

 

Não é necessário ter curso superior em áreas correlatadas, como engenharias — de alimentos, química, de produção — química ou agronomia, tendo como pré-requisito apenas o ensino médio completo, e experiência mínima em produção de cerveja.

 

Portanto, para os amantes da bebida que desejam ingressar no setor cervejeiro, assim como para quem deseja melhorar seus conhecimentos sobre o assunto, o curso de Tecnologia Cervejeira é uma excelente opção para entender o universo da cerveja e sair do amadorismo da produção.

 

Gostou do post de hoje? Então acesse nossa agenda de cursos de Tecnologia Cervejeira e fique por dentro das datas das próximas turmas.

 

Fonte: Instituto da Cerveja Brasil