Blog

Blog

(11) 93010 2868

Sommelier de cerveja e mestre cervejeiro: qual a diferença entre eles?

Publicado em 14.03.2017
Sommelier de cerveja e mestre cervejeiro: qual a diferença entre eles?
Dicas Instituto da Cerveja Brasil

Se você é um apaixonado por cerveja e sonha em ser um profissional do ramo, nós explicamos agora, as diferenças entre duas funções indispensáveis no segmento: mestre cervejeiro e sommelier de cerveja. Confira!

Transformar a paixão por cerveja em trabalho pode parecer um sonho. Mas não é! Com o mercado de cervejarias artesanais em expansão, as oportunidades têm aumentado muito, tanto para aqueles que desejam criar seus próprios rótulos quanto para quem quer atuar em empresas e comércios especializados, seja como mestre cervejeiro ou sommelier de cerveja.

 

Muito acostumado às cervejas mais tradicionais e comerciais, o brasileiro tem descoberto o prazer de beber cervejas especiais e artesanais, o que abriu um nicho de mercado incrível para empreendedores e profissionais que desejam juntar o útil ao agradável e trabalhar com a bebida alcoólica preferida no país.

 

Se você é um apaixonado por cerveja e sonha em ser um profissional do ramo, nós explicamos agora, as características e diferenças entre duas funções indispensáveis no segmento: mestre cervejeiro e sommelier de cerveja. Com dedicação e preparo, você pode ter uma carreira incrível trabalhando com algo que adora. Confira!

 

Características do mestre cervejeiro

 

Para se tornar um mestre cervejeiro, é necessário dominar todo o processo produtivo da bebida, desde a elaboração de novas formulações, seleção e recebimento das matérias-primas até a fabricação, envase, distribuição do produto final e controle de qualidade — seja para trabalhar em cervejarias artesanais ou em grandes indústrias.

 

A princípio, não há formação obrigatória para seguir a carreira de Mestre Cervejeiro, mas são mais comuns as formações prévias nas áreas de engenharia — de alimentos, química, de produção —, biologia, química ou agronomia. Ser mestre cervejeiro é uma profissão bastante especializada e exige conhecimentos técnicos de microbiologia, bioquímica e analítica, para assegurar a qualidade da cerveja fabricada.

É muito importante também ter conhecimentos de administração, planejamento, gerenciamento e liderança, já que as funções do cargo incluem supervisionar a produção e coordenar equipes.

Ser mestre cervejeiro exige bastante preparo. Mas os salários são tentadores e recompensam os esforços. Um grande profissional, com excelente qualificação e experiência, pode receber remuneração na casa dos 5 dígitos.

 

Características do sommelier de cervejas

 

Para ser um sommelier de cerveja, é fundamental que o profissional goste de se comunicar e faça bom uso do idioma, pois sua principal função é a interação com o consumidor final e a venda de cervejas para diferentes públicos, o que torna essencial que ele consiga adequar seu vocabulário.

 

O preparo exigido para a função é de ensino médio e curso de qualificação específica. Assim, o profissional pode atuar em cervejarias, importadoras, bares, restaurantes, empórios, mercados e hotéis.

 

Um bom sommelier deve estar apto a reconhecer características específicas de cada estilo de cerveja, saber dar recomendações sobre harmonização e serviço e ter conhecimento para dar orientações e outras sugestões ao cliente no momento da compra ou consumo.

A carreira é nova e promissora e está em alta no Brasil, já que o público apreciador de cervejas especiais tem crescido consideravelmente.

 

Mestre cervejeiro X sommelier de cerveja: diferenças

 

Já deu para perceber que, apesar de ambas as profissões trabalharem com o mesmo produto, as formas de atuação no mercado são bem diferentes. Enquanto os mestres cervejeiros têm responsabilidades na produção das cervejas, os sommeliers estão encarregados da comunicação e venda da bebida.

 

Entretanto, apesar das grandes diferenças, as carreiras são complementares, já que para o sucesso de uma cerveja são necessários profissionais atuando na produção de uma bebida distinta e de qualidade, e também especialistas que saibam comunicar as características do produto ao mercado, podendo orientar sobre a temperatura ideal para consumo ou sobre a melhor harmonização, por exemplo — o que fideliza e atrai clientes.

 

Agora que você já sabe qual é a diferença entre mestre cervejeiro e sommelier de cerveja, que tal estudar a ideia de fazer um dos nossos cursos?

 

Leia mais sobre o curso de sommelier de cervejas aqui.

 

Leia mais sobre o curso de tecnologia cervejeira aqui.

Fonte: Instituto da Cerveja Brasil