Blog

Blog

(11) 93010 2868

Qual é o perfil do sommelier de cervejas?

Publicado em 17.01.2017
Qual é o perfil do sommelier de cervejas?
Dicas Instituto da Cerveja Brasil

Confira este post que preparamos sobre o perfil necessário para desempenhar a função de um Sommelier de Cerveja!

O verdadeiro amante de uma boa cerveja, sem dúvida, gostaria de trabalhar na área ou ter conhecimentos mais profundos sobre essa bebida tão ligada à gastronomia, não é verdade? Atualmente, já existe esse ramo, seja para fins profissionais ou para quem quer desenvolver e aprofundar um hobby. Mas não basta só gostar da área para ser um grande sommelier de cervejas.

 

Embora demonstrar interesse seja o primeiro passo para atuar nesse ramo, quem pretende aprofundar os seus conhecimentos precisa desenvolver e apresentar outras qualidades. Curioso para saber como se dar bem? Então, confira este post que preparamos sobre o perfil necessário para desempenhar a função!

 

Como começa a trajetória de um sommelier de cervejas?

 

A paixão pela bebida é o fator inicial para gerar interesse pelo ofício. Por isso, é importante buscar meios para aprofundar os seus conhecimentos e fazer os cursos necessários.

Em seguida, é preciso desenvolver um paladar apurado, aprender a diferenciar estilos e sabores, ir a cervejarias e descobrir como harmonizar a bebida com os diversos pratos existentes no ramo gastronômico.

 

Como conseguir as atribuições necessárias?

 

Se você pretende ingressar nessa área, prepare-se para estudar! Assim como acontece com os sommeliers de vinho, você vai cuidar de todas as atribuições ligadas às cervejas.

Esse especialista trabalha diretamente com a bebida em bares e restaurantes. Para isso, é preciso ter conhecimentos de harmonização, cuidar do espaço e do armazenamento, saber recomendar e distribuir tudo de acordo com o desejo do cliente e ter controle do negócio cervejeiro.

Quanto maior for a confiança do consumidor, mais adiante a sua carreira seguirá. Por esse motivo, também é importante buscar contato com o cliente por meio de palestras, por exemplo.

 

Qual é a melhor forma de aperfeiçoar o paladar?

 

É graças aos estudos que os conhecimentos e o paladar são aperfeiçoados. Além de ter uma forte paixão pela bebida, é importante buscar o aprendizado e fazer degustações constantemente.

Com dedicação e organização, é possível fazer essa atividade em casa mesmo, com garrafas de cervejas de estilos diferentes. O importante aqui é sempre estudar bastante para aprender e acumular mais conhecimento!

 

Como se tornar um sommelier de cervejas?

 

Já existem instituições e escolas no mundo inteiro que certificam o sommelier. Para conseguir tirar essa certificação, é necessário passar por exames que comprovem o conhecimento amplo sobre cervejas.

Esses testes garantirão que você sabe sobre o armazenamento, a história, os estilos, a forma correta de harmonizar, a ligação com a gastronomia e a análise sensorial. São conteúdos bem completos, que ajudarão bastante na sua formação!

 

Quais são as diferenças para um mestre cervejeiro?

 

O sommelier possui uma preparação voltada para o contato e os serviços para o consumidor, seja em bares, restaurantes, empresas produtoras, mercados e hotéis. Para isso, há exigência apenas do ensino médio e um curso de qualificação.

 

Já os mestres cervejeiros possuem um conhecimento amplo e técnico das áreas de engenharia, química de produção, etc. É uma área direcionada para a indústria, com características profundamente técnicas.

 

Agora que você já sabe qual é o perfil de um sommelier de cervejas, que tal começar a aprofundar os seus conhecimentos e se tornar um profissional do segmento? É válido lembrar que, seja para fins profissionais ou por hobby, os estudos são muito importantes. Por isso, existem vários cursos presenciais e online que são fundamentais no ramo gastronômico e no atendimento ao consumidor da área.

 

Conheça mais sobre o curso de sommelier de cervejas e a nossa agenda.